Objetos do cotidiano e escravidão no século XIX: Bonfim do Paraopeba – Minas Gerais
Palavras-chave:
Vida material, Escravidão, Família, Minas Gerais, Século XIXResumo
Este artigo investiga aspectos da vida material de um distrito rural de Minas Gerais no século XIX, Bonfim do Paraopeba. A partir de um banco de dados composto por 210 inventários post-mortem, aborda questões relacionadas ao mobiliário, aos utensílios domésticos e às vestimentas dos diversos estratos sociais. Parte-se do pressuposto de que existia uma relação direta entre os objetos do cotidiano e a posse de cativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".