Belo Horizonte: uma economia de serviços

Autores

  • Elizabeth Guerra Parreiras Baptista Pereira PUC Minas

Palavras-chave:

Belo Horizonte, Economia de serviços, Metrópole periférica, Desenvolvimento, Cidade global

Resumo

Fundada no final do século XIX para ser o centro político-econômico de Minas Gerais, Belo Horizonte tinha como missão precípua implementar uma ação modernizadora com vistas à industrialização do Estado e superar os traços tradicionais da economia agrícola e extrativista. No entanto, a nova capital, na sua parte nuclear, jamais vivenciou a experiência da indústria do tipo fordista, especializando-se numa economia de serviços em toda a sua história

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Guerra Parreiras Baptista Pereira, PUC Minas

Possui graduação em história pela Universidade Federal de Minas Gerais (1964) e mestrado em Ciencias Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

Downloads

Publicado

2006-10-31

Como Citar

PEREIRA, Elizabeth Guerra Parreiras Baptista. Belo Horizonte: uma economia de serviços. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 8, n. 10, p. 110–121, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1765. Acesso em: 14 jul. 2025.

Edição

Seção

Temática livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)