Experiência social e educação popular: diálogos com Edward Thompson

Autores

  • João Alfredo Costa de Campos Melo Júnior Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2018v19n31p178

Palavras-chave:

Edward Thompson, Experiência Social, Educação Popular.

Resumo

Coube a este texto retratar o conceito de experiência social desenvolvida pelo historiador britânico Edward Palmer Thompson. Foi na educação de adultos que o conceito de experiência social e popular se solidificou, tornando-se referência para estudiosos que dedicam suas produções à temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Alfredo Costa de Campos Melo Júnior, Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Associado II da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP).

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

CANCLINI, Néstor G. A Sociedade Sem Relato. Antropologia e Estética da Iminência. São Paulo: Edusp, 2016.

EAGLETON, Terry. A Ideia de cultura. São Paulo: Editora da Unesp, 2005.

GOETHE, Johan Wolfgang. Os Sofrimentos do Jovem Werther. São Paulo: Martin Claret, 2004.

GUMBRECHT. Hans Ulrich. Nosso Amplo Presente. O tempo e a cultura contemporânea. São Paulo: Editora da Unesp, 2015.

HOBSBAWM Eric, TERENCE Ranger. A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

MELO JÚNIOR, João Alfredo Costa de Campos. A noção de Experiência Histórica e Social em Edward Thompson: percursos iniciais. História e Perspectivas – Revista dos Cursos de Graduação e do Programa de Pós-graduação em História. Número 1- Edição Especial, pp 393-413. Uberlândia: Editora da UFU, 2014.

MELO JÚNIOR, João Alfredo Costa de Campos. Fronteiras de um mesmo diálogo: Edward Thompson, Charles Tilly e as possibilidades da pesquisa em História da Educação. In: Nas obras de Clio: História Social e História da Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.

MELO JÚNIOR. João Alfredo Costa de Campos. Edward Palmer Thompson (1924-1993). In: Os Historiadores. Clássicos da História. Vol 2. De Tocqueville a Thompson. Petrópolis: Vozes, 2013.

THOMPSON, Edward Palmer. Educação e Experiência In: Os Românticos. A Inglaterra na era Revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. P. 11-47.

THOMPSON, Edward Palmer. As Peculiaridades dos Ingleses e Outros Artigos. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

THOMPSON, Edward Palmer. A Formação da Classe Operária Inglesa (3 volumes). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987 [1963].

THOMPSON, Edward Palmer. Senhores e caçadores. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

MELO JÚNIOR, João Alfredo Costa de Campos. Experiência social e educação popular: diálogos com Edward Thompson. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 19, n. 31, p. 178, 2019. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2018v19n31p178. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/20352. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática livre