Seis desafios para a historiografia do novo milênio
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2019v20n33p248Palavras-chave:
Historiografia; Interdisciplinaridade; Criticidade; História Pública; Escrita Historiográfica.Resumo
A palestra – proferida na Pontifícia Católica Universidade de Minas Gerais em sete de novembro de 2019 – procura refletir criticamente sobre a historiografia contemporânea, identificando seus principais desafios e demanadas. Após uma breve comparação com as demandas dos dois séculos anteriores, a palestra segue discutindo sucessivamente aqueles que podem ser considerados os seis principais desafios da historiografia para as próximas décadas: a responsabilidade social, a criatividade na escrita, as novas interdisciplinaridades, a variedade de suportes, a abragência de públicos e a transferência criticidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".