O Capital no futebol: uma análise da mercadoria jogador
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2021v22n37p109-126Palabras clave:
Futebol, Mercadoria, Capital, Jogador, MarxismoResumen
A proposta deste artigo é a de articular, a partir da leitura da primeira seção do “O Capital: Crítica da economia política” de Karl Marx (2013), uma análise da questão da mercadoria no futebol, mais especificamente do jogador como mercadoria, partindo da posição dicotômica que o jogador de futebol possui dentro do futebol profissional, ocupando um lugar de duplo estatuto, sendo produtor de mercadoria e a própria mercadoria. Para isso, o artigo se utiliza do materialismo histórico dialético para compreender essa posição do jogador e da dinâmica do capital, aplicado ao futebol. Além de uma investigação teórica sobre as categorias marxianas, o artigo apresenta dados empíricos que corroboram com a mesma. Por fim, o artigo analisa como se da a dinâmica centro-periferia do capital e perpassa pelo funcionamento do esporte como um aparelho ideológico, além de trazer uma proposta de como deve ser a luta do torcedor dentro do sistema.
Descargas
Citas
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa: Presença, 1980.
CALLEJA, Eduardo González. El Real Madrid: “equipo del regimen”? Fútbol y política durante el franquismo. Esporte e Sociedade, v. 5, p. 14, 2010.
CAPELA, M. O fantasma “melhor ataque do mundo”. 2017. Disponível em: <https://esportes.estadao.com.br/blogs/mauricio-capela/o-fantasma-melhor-ataque-do-mundo/>. Acesso em: 11/dez./19.
DAMO, Arlei Sander. Do dom à Profissão: a formação de futebolistas no Brasil e na França. São Paulo: Aderaldo & Rithschild Ed., Anpocs, 2007.
____. Dom, amor e dinheiro no futebol de espetáculo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 23, n. 66, p. 139-150, 2008.
ESMERIZ, A. R. Ponte Preta acusa São Paulo de aliciar promessa da base. 2013. Disponível em: <https://www.terra.com.br/esportes/ponte-preta/ponte-preta-acusa-sao-paulo-de-aliciar-promessa-da-base,bbf320125fd01410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html>. Acesso em: 10/dez./19.
FIFA. History of Football - Britain, the home of Football. [s.d.]. Disponível em: <https://www.fifa.com/about-fifa/who-we-are/the-game/britain-home-of-football.html>. Acesso em: 05/dez./19.
GIGLIO, Sérgio Settani; RUBIO, Kátia. Futebol profissional: o mercado e as práticas de liberdade. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 3, p. 387-400, 2013.
GOAL BRASIL. Figo revela porque trocou o Barcelona pelo Real Madrid. 2016. Disponível em: <https://www.goal.com/br/news/3357/espanha/2016/09/14/27506302/figo-revela-porque-trocou-o-barcelona-pelo-real-madrid>.
MARX, K. O capital: contribuição à crítica da economia política. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2013. v. 1.
MASCARO, Alysson Leandro. Estado e forma política. Boitempo Editorial, 2015.
NICOLAU NETTO, Michel; CAVALCANTE, Sávio. Futebol e capitalismo global: mercadorização do esporte e a formação de uma cultura neoliberal. In: GIGLIO, Sérgio Settani; PRONI, Marcelo Weishaupt. (Orgs.). O futebol nas ciências humanas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.
RIAL, Carmen. Rodar: a circulação dos jogadores de futebol brasileiros no exterior. Horizontes antropológicos, v. 14, n. 30, p. 21-65, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".