Os dilemas bioéticos e a nova eugenia na contemporaneidade

Autores

  • Audrei Rodrigo Pizolati Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2022v23n39p104-120

Palavras-chave:

Eugenia liberal, Educação, Discurto médico-eugênico

Resumo

O objetivo aqui é examinar a configuração do discurso médico-eugênico em contraste entre passado e presente. Para tanto, fundamentada teórica-metodologicamente nos estudos foucaultianos, realizou-se uma revisão histórica-documental que articula resultados de uma pesquisa de mestrado já finalizada e conclusões parciais de um projeto de doutorado em desenvolvimento. Diante disso, destaca-se que a teoria criada por Francis Galton, em 1875, desde seu início ensejou adquirir cientificidade no meio social. No ideário novecentista, observam-se aproximações ambíguas entre a eugenia e a educação. Segundo supunha Renato Kehl, por intermédio da eugenização da “raça” é que o país ascenderia economicamente; conquanto, Edgar Roquette-Pinto o contrapunha justificando que a eugenização se daria através da melhoria de hábitos via educação. Na atualidade, observam-se que as práticas presentes na eugenia novecentista ainda permeiam de outros modos a nova eugenia – liberal. Denota-se, ainda, que a busca pelo aprimoramento biogenético da prole por famílias abastadas e os princípios bioéticos implicados nesses processos ainda persistem em determinadas camadas socias e tendem a ressignificar as relações estruturais na vida em sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Alexandre; PIZOLATI, Audrei Rodrigo da Conceição. EUGENIA, EDUCAÇÃO E SABER MÉDICO: O DISCURSO EUGÊNICO NA I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (1927). História & Ensino, Londrina, v. 25, n. 1, p. 427-451, jan./jun. 2019. DOI: 10.5433/2238-3018.2019v25n1p427. ISSN: 2238-3018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/33680. Acesso em: 30 set. 2019.

ANDERSON, Gary. A reforma escolar como performance e espetáculo político. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 57-76, mai./ago. 2010.

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Volume 12 Número 2 Julho/Dezembro de 2008, p. 469-475, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v12n2/v12n2a20.pdf. Acesso em 02 out. 2019.

BONFIM, Paulo Ricardo. A educação no movimento eugênico brasileiro (1917-1933). 2013. 167 f. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Itatiba, 2013. Disponível em: http://www.usf.edu.br/galeria/getImage/385/1797223016470645.pdf. Acesso em: 22 mai. 2019.

CARVALHO, Leonardo Dallacqua de; SOUZA, Vanderlei Sebastião de. Continuidades e rupturas na história da eugenia: uma análise a partir das publicações de Renato Kehl no Pós-Segunda Guerra Mundial. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 887-910, jul./set. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175-795X.2017v35n3p887/pdf. Acesso em: 12 mai. 2019.

Eugenia: brasileiros que importam sêmen de brancos dos EUA viram notícia internacional. Socialista Morena. Caderno digital: Direitos Humanos. 2018. Disponível em: http://www.socialistamorena.com.br/eugenia-brasileiros-que-importam-semen-dos-eua-viram-noticia-internacional/. Acesso em: 22 mar. 2019.

DOMINGUES, Octávio. A hereditariedade em face da educação. Bibliotheca de Educação. Vol. VI. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1929.

DUNKER, Christian I. L. Psicologia das massas digitais e análise do sujeito democrático. In: Democracia em risco?: 22 ensaios sobre o Brasil hoje. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, p. 116-135.

FONSECA, Alvares. Fróes. Os grandes problemas da Anthropologia. In: Actas e trabalhos. Rio de Janeiro: s. n°, 1929. v.1. 342, p. 613.94 C76. reg. 8328/06 ex.3. Rio de Janeiro, 1929, p. 78. Disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=acebibcoc_r&pagfis=9788. Acesso em: 18 dez. 2018.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. Curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

GATTACA: A Experiência Genética. Roteiro e direção de Andrew Niccol, interpretado por Ethan Halke. Filme de 1997.

GOUVÊA FILHO. E. ROQUETTE-PINTO — ANTROPÓLOGO E EDUCADOR (*).. Diretor do Instituto Nacional de Cinema Educativo. In: REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS. Publicada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. Ministério da Educação e Cultura. Diretor Anísio Spinola Teixeira Vol. XXIV julho-setembro, ed. n° 59., p. 31-57. 1955. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001662.pdf. Acesso em: 14 mar. 2018.

GUROVITZ, Helio; MOLICA, Fernando. Biólogo da USP defende eugenia "democrática". São Paulo, sábado, 23 de julho de 1994. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/7/23/brasil/50.html. Acesso em: 23 out. 2019.

HERRNSTEIN, Richard J; MURRAY, Charles. The Bell Curve: Intelligence and Class Structure in American Life. Nova York: Free Press, 1994. 873 p.

KEHL, Renato Ferraz. Brazil médico. Rio de Janeiro, 1921. Sem paginações.

KEHL, Renato Ferraz. Eugenia e eugenismo. Boletim de Eugenia. Rio de Janeiro, Revista Medicamenta. Anno I. Ed. N° 8. Agosto/1929ª. p. 1-16.

KEHL, Renato Ferraz. Lições de eugenia. Rio de Janeiro. Livraria Francisco Alves, 1929b.

KEHL, Renato Ferraz. A surdês familiar e o casamento de surdos. Boletins de Eugenia. Rio de Janeiro, Revista Medicamenta. Anno III. Ed. N° 31. Julho/1931. p. 1-4.

LOPES, Maura Corcini. ¿Qué hay entre las políticas de inclusión y las prácticas pedagógicas en la escuela? Sudamérica: Revista de ciências Sociales. N° 9, p. 73-94, 2018. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/sudamerica/article/view/2986. Acesso em 22 ago. 2019.

MOURA, Olegário. Saneamento - Eugenía - Civilização. In: ANNAES DE EUGENÍA. Contributor, Sociedade Eugenica de São Paulo. Publisher, Edição da Revista do Brasil, 1919. p. 83.

MOURA, Simone Moreira de. SILVA, Morena Dolores Patriota da. Pressupostos da eugenia e seus impactos na concepção de deficiência. Comunicações, Piracicaba, ano 19, n 1, p. 101-113, jan.-jun., 2012.

PEARSON, Samantha. Demand for American Sperm Is Skyrocketing in Brazil. Explosive growth spurred by more wealthy single women and lesbian couples turning to U.S. donos. The Wall Street Journal – Latin Ameria. Updated March 22, 2018 11:14 a.m. ET. Disponível em: https://www.wsj.com/articles/in-mixed-race-brazil-sperm-imports-from-u-s-whites-are-booming-1521711000. Acesso em: 23 mar. 2018.

PENNA, Belisário. Eugenia e eugenismo. Boletins de Eugenia. Rio de Janeiro, Revista Medicamenta. Anno I. Ed. n° 10. Outubro/1929. p. 1-4.

PENNA, Belisário. Por que se impõe a primazia da educação higiênica escolar. In: COSTA, Maria José Ferreira franco; SHENA, Denílson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência nacional de educação (1927). Brasília: MEC: IPARDES, 1997. p. 29-33.

PIZOLATI, Audrei Rodrigo da Conceição. DISCURSO EUGÊNICO NA I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (1927, CURITIBA/PR – BRASIL). 2018. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/7038/Audrei%20Rodrigo%20Pizolati_.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 ago. 2019.

PIZOLATI, Audrei Rodrigo da Conceição; ALVES, Alexandre. Os debates sobre educação moral, conduta e caráter do indivíduo nas primeiras décadas do século XX e seus reflexos na atualidade. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 100, n. 256, p. 651-674, set./dez. 2019. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/4161. Acesso em 20 dez. 2019.

PONTIN, Fabrício. Biopolítica, eugenia e ética: uma análise dos limites da intervenção genética em Jonas, Habermas, Foucault e Agamben. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/3412. Acesso em: 08 jun. 2019

PROCTOR, Robert. Racial Hygiene: Medicine under the Nazis. Cambridge, Mass/Londres: Harvard University press, 1988.

PROVINE, William B. Geneticists and Race. American Zoologist. Vol. 26, n° 3, p. 857-887, 1986.

ROQUETTE-PINTO, Edgar. Notas sobre os typos anthropologicos do Brasil. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE EUGENIA. In: Actas e trabalhos. Rio de Janeiro: s. n°, 1929. v.1. 342, p. 613.94 C76. reg. 8328/06 ex.3. Rio de Janeiro, 1929, p. 119-147. Disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=acebibcoc_r&pagfis=9788. Acesso em: 18 dez. 2018.

ROQUETTE-PINTO, Edgard. Ensaios de antropologia brasiliana. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1933 (“Biblioteca Pedagógica Brasileira”, série V, Coleção “Brasiliana”, vol. XXII).

ROQUETTE-PINTO, Edgard. Os fundamentos biológicos da sociologia. Jornal do Comércio. Rio de Janeiro: 25 mar., 1936.

ROQUETTE-PINTO, Edgard. Prometheus: or, biology and the advancement of man – Rio de Janeiro. In: Boletim de Ariel, n.1, p.31-33. out., 1931.

ROSE, Nikolas. A política da própria vida: biomedicina, poder e subjetividade no Século XXI. São Paulo, Paulus, 2013.

SANDEL, Michael J. Contra a perfeição: Ética na era da engenharia genética. 1° Ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, RJ. 2013.

SCHRAMM, Fermin Roland. Eugenia, Eugenética e o Espectro do Eugenismo: Considerações Atuais sobre Biotecnociência e Bioética. Bioética, vol.5, nº 2, 1997. p. 203-220. Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/384. Acesso em 22 out. 2019.

SCHWARCZ, Lilia M. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 286 p.

SILVA, Mozart Linhares da. Biopolítica, educação e eugenia no Brasil (1911-1945). Revista Ibero-Americana de estudos em educação. Unesp. Universidade de Acalá. 2014. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5070. Acesso em: 23 set. 2019.

SILVA, Roberto Rafael Dias da. Estetização Pedagógica, Aprendizagens Ativas e Práticas Curriculares no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n2, p. 551-568, abr/jun 2018. http//dx.doi.org/10.1590/2175-623667743. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362018000200551&script=sci_abstract&tlng=pt. Aceso em: 10 set. 2018.

SP. Ministério Público do Estado de São Paulo. Pedido de Liminar (arts. 127 c.c. 129, III, ambos da CF). 195 f. 2017 Protocolado em 31/05/2017, sob o número 10015215720178260360, processo 1001521-57.2017.8.26.03602017. 2017. Disponível em: https://esaj.tjsp.jus.br/pastadigital/conferirDocumento.do?conversationId=&instanciaDaConsulta=SG5TJ&tipoNuProcesso=UNIFICADO&numeroDigitoAnoUnificado=1001521-57.2017&foroNumeroUnificado=0360&nuProcessoUnificado=1001521-57.2017.8.26.0360&nuProcesso=&cdProtocolo=10015215720178260360&cdServicoConferencia=920102. Acesso em: 14 out. 2019.

STEPAN, Nancy Leys. A hora da Eugenia: raça, gênero e nação na América Latina. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.

STEPAN, Nancy Leys. The hour of eugenics: race, gender, and nation in Latin America. Ithaca: Cornell University Press, 1991.

VEIGA-NETO, José Alfredo. Foucault & a Educação. 3ª Ed; 1 reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

WEGNER, Robert; SOUZA, Vanderlei Sebastião de. Dois geneticistas e a miscigenação Octávio Domingues e Salvador de Toledo Piza no movimento eugenista brasileiro (1929-1933). Recebido: 6 set. 2016 | Revisto pelo autor: 10 nov. 2016 | Aceito: 24 nov. 2016. Varia História, Belo Horizonte, vol. 33, n° 61, p. 79-107, jan/abr, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752017000100005. Acesso em: 15 fev. 2017.

WEGNER, Robert; SOUZA, Vanderlei Sebastião de. Eugenia ‘negativa’, psiquiatria e catolicismo: embates em torno da esterilização eugênica no Brasil. História, Ciências, Saúde –Manguinhos, Rio de Janeiro, vol. 20, n° 1, jan.-mar, p. 263-288, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/2013nahead/ahop0113.pdf. Acesso em: 21 out. 2016.

WEIL, Pierre. Normose: a patologia da normalidade. I Pierre Weil, Jean- YvesLeloup, Tradução: Roberto Crema. - Campinas, SP: Vetus Editora, 2003. Disponível em: https://anovamente.files.wordpress.com/2016/09/0-weil-leloup-e-crema-normose.pdf. Acesso em: 23 jan. 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

PIZOLATI, Audrei Rodrigo. Os dilemas bioéticos e a nova eugenia na contemporaneidade. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 23, n. 39, p. 104–120, 2022. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2022v23n39p104-120. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/26142. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática livre