Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais

Auteurs-es

  • Erivania Melo de Morais Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Elda Silva do Nascimento Melo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2022v23n39p121-143

Mots-clés :

História da formação docente, História da educação, Teoria das Representações Sociais

Résumé

O presente estudo foi um recorte de nossa dissertação e tem como finalidade problematizar a formação docente e suas representações sociais, constituídas ao longo dos processos sócio-históricos da educação. E para uma melhor sistematização desse balanço histórico, delimitamos como objetivos específicos: localizar a formação docente entre o período colonial e imperial; Apontar os avanços e recuos da formação entre o período republicano e ditadura militar e por fim refletir acerca das rupturas e continuidades da formação pós ditadura até os anos 90, que é o momento que se delineia uma concepção de formação docente que tem se perpetuado hodiernamente. Para isso, buscamos a partir de uma metodologia de caráter bibliográfica com base em Saviani (2004), Manacorda (2004) Paiva (2003), Vicentini e Lugli (2009), Villela (2003), entre outros autores e com base nos fundamentos epistemológicos apoiados na Teoria das Representações Sociais sob a égide de  Moscovici (1978) e Jodelet (2001), propondo assim uma aproximação do movimento dialógico, complexo e crítico da história da educação brasileira e pontuando especificamente algumas reflexões acerca da docência e das suas respectivas representações constituídas socialmente e historicamente. Assim, podemos apontar que as representações sociais de docência estão atravessadas pelos processos de significação e ressignificação social que são atravessados pela realidade, pela historicidade e pelos projetos societários em disputa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Elda Silva do Nascimento Melo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pós doutora em Educação pela Universidade de Valencia/UV/Espanha (com apoio da CAPES). Professora do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN. Foi Coordenadora de Gestão Educacional do PIBID/UFRN entre 2012 e 2015 e vice-coordenadora do curso de Pedagogia da UFRN. Participa de grupos de pesquisa na área de Educação, assim como coordena projetos de pesquisa envolvendo temas como a Formação Docente, Teoria das Representações Sociais e Praxiologia de Pierre Bourdieu. Ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado no curso Ciências Sociais, atuando também como avaliadora de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Desde 2017 vem desempenhando as funções de Diretora de Desenvolvimento Pedagógico - DDPEd e Pró-reitora Adjunta de Graduação da Pro-reitoria de Graduação da UFRN. Faz parte da Comissão Própria de Avaliação - CPA e da Comissão de Graduação da UFRN. Suas áreas específicas de interesse incluem Formação Docente, Metodologias de Ensino e Aprendizagem e Representações Sociais.

Références

BOURDIEU, P; PASSERON, J. C. A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1970.
BRASIL. Lei 15 de outubro de 1827. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO, Natal, v. 36, n. 22, p. 240-242, set/dez. 2009.
________. Colleção das Leis do Império do Brasil. Lei. N. 16 de 12 de Agosto de 1834. Parte 1. 64p. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/18462. Acesso em 28 de março de 2016.

________. Lei n° 5.540, de 28 de Novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em 21 Julho de 2016.

________. Lei n° 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 21 Julho 2016

________. Lei n° 9.394: Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acessada em: 10 de Março de 2016

COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. 4.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

FAUSTO, Boris. Getúlio Vargas: o poder e o sorriso. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História de educação brasileira. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: ______. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001, p. 17-44.
MANACORDA, M.. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2004.
MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 56, n. 150, p. 407-425, maio/ago. 1984.
MELO, Elda Silva do Nascimento. Campo social e representação social da formação docente: o olhar dos agentes. Natal, RN, 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós Graduação em Educação.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

________. Representações sociais: Investigações em Psicologia Social. 9 Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

NOVOA, Antônio.(Org.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PAIVA, José Maria de. Educação Jesuítica no Brasil Colonial. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de Educação no Brasil. 3ª ed. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2003, p. 43-59.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 8a. ed. São Paulo: Cortez. Autores Associados, 1985

________. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. (Coleção memória da educação).
________. Formação de Professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, jan./abr. 2009.
_________ et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004. 224 p.

SOARES, Maria Clara Couto. Banco Mundial: políticas e reformas. In__ TOMASI, Livia de; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sergio. (Orgn). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 6 ed. São Paulo: Cortez, p. 15-38.
SOËTARDE, Michel. Johann Pestalozzi. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 112 p. (Coleção Educadores). Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4681.pdf> Acesso em: 20 de Abril de 2015.
TANURI, Maria Leonor. História da Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação. Mai/Jun/Jul/Ago 2000 n. 14. p. 61-88.
VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.
VILLELA, Heloisa de O. S. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de Educação no Brasil. 3ª ed. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2003, p. 95-134.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-13

Comment citer

MORAIS, Erivania Melo de; MELO, Elda Silva do Nascimento. Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 23, n. 39, p. 121–143, 2022. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2022v23n39p121-143. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/26329. Acesso em: 12 sept. 2025.

Numéro

Rubrique

Temática livre