A primeira Casa da Ópera na América Portuguesa: representações teatrais em Vila Rica na primeira metade do século XVIII
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2022v23n38p79-93Palavras-chave:
Casa da Ópera, Vila Rica, Teatros Públicos Permanentes, Teatros Luso-BrasileirosResumo
O presente artigo aborda as representações teatrais em Vila Rica ainda na primeira metade do século XVIII, desde as récitas em teatros efémeros, montados para as grandes celebrações civis e religiosas, às apresentações no primeiro teatro público permanente da capital das Minas Gerais. Pretende-se conhecer um pouco mais sobre a primeira Casa da Ópera na América Portuguesa, tanto no que diz respeito a sua localização como arquitetura, além de levantar uma hipótese sobre quem seria seu possível administrador ou proprietário. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise de fontes primárias conservadas no Arquivo Público Mineiro, que foram confrontadas com mapas e imagens coetâneas. Além das fontes primárias relativas ao primeiro teatro de óperas luso-americano, pretende-se contextualizar a produção teatral da capital das Minas Gerais com aquela desenvolvida nas demais cidades e vilas luso-brasileiras dos setecentos. Nesse sentido, o presente artigo estabelece uma ligação entre as primeiras récitas teatrais documentadas em Vila Rica em 1733 e a pujante atividade teatral desenvolvida na última metade do século, quando a segunda Casa da Ópera foi construída.
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