Diáspora judaica: os judeus em Minas Gerais

Autores

  • Júlia Calvo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Palavras-chave:

Judeus, Minas Gerais, Diáspora, Cristão-novos, Identidade.

Resumo

A presença judaica na ocupação de Minas Gerais constitui tema da produção histórica brasileira da segunda metade do século XX. O elemento judaico desponta como participante das povoações mineiras desde o século XVII através da figura do cristão-novo, o judeu convertido em Portugal em conseqüência da imposição do Estado à Inquisição. O cristão-novo, importante na formação da estrutura econômica, política, social e cultural dos Arrais e vilas, ajudou a construir a feição da sociedade e a identidade mineira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Calvo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Graduada e licenciada em Historia, pela PUC Minas, Mestre em Educação pela UFMT e doutoranda do Programa de Ciências Sociais da PUC MInas. Atualmente é professora da PUC Minas e pesquisadora do Instituto Historico Israelita Mineiro. Desenvolve pesquisas no campo da História, Memória e Patrimônio cultural, Educação e Antropologia, atualmente voltada para o estudo da presença judaica em Minas Gerais, século XVIII e nas primeiras décadas do século XX, em Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2007-05-01

Como Citar

CALVO, Júlia. Diáspora judaica: os judeus em Minas Gerais. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 11, p. 79–88, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2885. Acesso em: 12 set. 2025.

Edição

Seção

Mesa Redonda: Mineiridade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>