Caraça: memória histórica e artística

Autores

  • Mônica Eustáquio Fonseca PUC Minas

Palavras-chave:

Arte, Produção e transformação do patrimônio artístico.

Resumo

O presente artigo trata das mudanças e intervenções operadas sobre um bem artístico, motivadas por diversos processos, que compõem o panorama da cultura e das artes da história das civilizações. Trata, ainda, das diferentes trocas que as civilizações, movidas pelos deslocamentos no espaço e no tempo, promovem, levando à produção de linguagens culturais novas e, muitas vezes, híbridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Eustáquio Fonseca, PUC Minas

Possui graduação em história pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977) e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Atua como Professora Assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e na Coordenação do Inventário do Patrimônio Cultural da Arquidiocese de Belo Horizonte. Experiência em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte; teoria da arte; patrimônio artístico cultural; arte sacra.

Downloads

Publicado

2007-05-01

Como Citar

FONSECA, Mônica Eustáquio. Caraça: memória histórica e artística. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 11, p. 113–128, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2888. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Mesa Redonda: Mineiridade