O problema da habitação popular em Belo Horizonte: 1894-1960
Palavras-chave:
Habitação popular, Produção do espaço urbano, História de Belo Horizonte.Resumo
A construção de lugares de moradia para os setores populares é um dos problemas recorrentes na história de Belo Horizonte. Este artigo objetiva compreender a produção dos espaços de habitação popular na cidade, dando ênfase à ação do poder público, dos agentes imobiliários e dos setores populares. Em diferentes momentos da história da cidade, cada um desses sujeitos possui uma projeção – explícita ou não – do que deva ser o lugar de moradia popular. Cada um, a partir de seus respectivos projetos, age no sentido de buscar concretizá-los. E, desse encontro e confronto de projetos e ações, vai se construindo o espaço urbano de Belo Horizonte.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-10-31
Como Citar
SANTIAGO, Carla Ferretti. O problema da habitação popular em Belo Horizonte: 1894-1960. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 12, p. 53–68, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2908. Acesso em: 8 ago. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Belo Horizonte 110 Anos
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".