Cartografias do poder eclesiástico: memória de jovens católicos na Belo Horizonte dos anos 80

Autores

  • Amaury Carlos Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Palavras-chave:

Belo Horizonte, Sagrado Católico, Poder eclesiástico, Juventude, Espaço urbano.

Resumo

Este artigo discute o sagrado católico em Belo Horizonte, Minas Gerais, sua origem e extensão. A narrativa de jovens católicos nos anos 1980 compõe uma memória do poder eclesiástico no espaço urbano, gerando conflitos entre a pastoral da juventude e a Igreja Católica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amaury Carlos Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) , doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e pós doutorado em Educação pela UFMG (2009).Atualmente é adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor de Filosofia e Ética (graduação , especialização e mestrado ) , pesquisador na área de educação e Ciências da Religião.Temas de interesse e especialização : ética e educação , ciência e religião, imaginário e mito.

Downloads

Publicado

2007-10-31

Como Citar

FERREIRA, Amaury Carlos. Cartografias do poder eclesiástico: memória de jovens católicos na Belo Horizonte dos anos 80. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 12, p. 99–118, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2910. Acesso em: 8 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Belo Horizonte 110 Anos