Saberes escolares, arte e narrativas nas escritas dos vestibulandos (School knowledge, historical iconography and narratives in the writings of high school students) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p46

Autores

  • Silvia Maria Amancio Rachi Vartuli UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p46

Palavras-chave:

História, sociedade, cultura

Resumo

O artigo é um recorte da pesquisa de mestrado, na linha de pesquisa "ensino de história", realizada na Faculdade de Educação da UFMG. Busca evidenciar como os alunos concluintes da educação básica elaboram narrativas acerca das representações construídas, e que circulam nos diferentes espaços sociais, sobre um personagem da história do Brasil. Além disso, visa compreender as interpretações elaboradas sobre os conhecimentos históricos durante o processo de educação escolar, especialmente no que tange à construção de uma "memória histórica oficial". Escolhemos como fontes de pesquisa as respostas dadas à questão da prova de história da segunda etapa do vestibular da UFMG, a qual apresenta reproduções de duas representações iconográficas do personagem Tiradentes.

 

Abstract

This article is part of a dissertation master's in line to search "history education" held at the University of Education, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Seeks to show how students graduating from basic education elaborate narratives about the representations made, and which move in different social spaces, about a character in the history of Brazil. In addition, it seeks to understand the interpretations elaborated on the historical knowledge during the process of education, especially regarding the construction of an official historical memory. We chose as sources of research the answers to the question of evidence of the history of the second stage of university entrance examination, for UFMG, which features reproductions of two iconic representations of the character Tiradentes.

 

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Biografia do Autor

Silvia Maria Amancio Rachi Vartuli, UFMG

Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e doutoranda em História da Educação na FaE-UFMG. Participa do Centro de pesquisa em História da Educação (GEPHE) da Faculdade de Educação da UFMG. Atua como professora de graduação e Pós -Graduação na PUC-MG nos cursos de especialização em Cultura Africana e Afro-Brasileira e Brasil: diversidade cultural. Possui expência como professora de gradução do curso de história e na Educação Básica. Pesquisa acerca das relações existentes entre cultura escrita e inserção social na América portuguesa.

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Publicado

2011-10-17

Como Citar

VARTULI, Silvia Maria Amancio Rachi. Saberes escolares, arte e narrativas nas escritas dos vestibulandos (School knowledge, historical iconography and narratives in the writings of high school students) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p46. Cadernos de História, [S. l.], v. 12, n. 17, p. 46–58, 2011. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p46. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p46. Acesso em: 25 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Artigos: Ensino de História