Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53Palavras-chave:
Ideal, Real, Adaptação, Natureza, Universal, Particular, Neoclassicismo.Resumo
O presente artigo apresenta um relato sobre a breve estada do pintor francês Nicolas-Antoine Taunay, membro da Missão Artística Francesa, que desembarcou no Rio de Janeiro de 1816, e cujo intuito era o de trazer e fazer cultivar, no Rio de Janeiro, a refinada arte europeia, assim como era o de embelezar e urbanizar a cidade. Neste trabalho, são descritas as circunstâncias de sua chegada, o seu papel como pintor da Coroa, o seu trabalho no Brasil, as dificuldades e os acertos do pintor francês, que retratou a Baia do Rio de Janeiro (atual Guanabara). Aqui, buscamos levantar a questão da adaptação do olhar estrangeiro diante de uma realidade dos trópicos. O texto procura apontar tal contradição entre o ideal e o real, que aparece em sua pintura no Brasil.
Abstract
The current article presents a comment about the short permanence of the French painter Nicolas-Antoine Taunay, member of the French Artistic Mission arrived in Rio de Janeiro, in 1816. The scope of the Mission was to bring and cultivate the refined European Art in Rio de Janeiro as well as to urbanize the town. Different aspects of the permanence of Taunay are described, as the circumstances of his arrival, his role as the painter of the Portuguese Monarchy, under the reality of the tropics, the difficulties and adaptations of the artist who painted the Baia de Rio de Janeiro (current Guanabara). This text searches to point such contradictions between ideality and reality in his art in Brazil.
Key words: Ideal, reality, adaptation, nature, universal, particular, neoclassicism.
Resumé[1]
Cet article présente une description sur le court séjour du peintre français Nicolas-Antoine Taunay, membre la Mission Artistique Française qui a débarqué à Rio de Janeiro en 1816. Le but de la Mission était celui d’apporter et faire développer l’art européen raffiné à Rio ainsi que de contribuer à l’urbanisation de la ville. Nous décrivons des aspects différents de la permanence de Taunay au Brésil, les circonstances de son arrivée, son rôle comme peintre de la Monarchie Portugaise, sous la réalité des tropiques, les difficultés et l’adaptation vécues par celui qui a peint la baía de Rio de Janeiro (nommée actuellement Baía de Guanabara). Ce texte essaye de pointer des contradictions entre l’idéalité et la réalité montrées dans son art lorsqu’il peignait le Brésil.
Mots-clés: Idéal, réalité, adaptation, nature, universel, particulier, néoclassicisme.[1] A Comissão Editorial acatou excepcionalmente a inclusão do resumé por se tratar de uma temática de interesse francês.
Downloads
Referências
DEBRET, Jean-Baptiste. Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Tomo I, São Paulo: Martins, 1965.
ELIAS, Norberto. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
HENRIOT, Émile. Beautés du Brésil. Paris: Tallandier, 1946.
JOUVE, Claudine L. Nicolas-Antoine Taunay (1755-1830): Itinerário de Paris ao Rio de Janeiro. In: SCHWARCZ, Lilia M.; DIAS, Elaine (Org.). Taunay no Brasil: uma leitura dos Trópicos. São Paulo: Editora Schwarcz, 2008.
LAGO, Pedro C.; FRANK, Louis. O Conde de Clarac e a Floresta virgem do Brasil. Paris: Chandeigne, 2005.
LIMA, Maria Emília A. T. As caminhadas de Auguste Saint-Hilaire. Belo Horizonte: Autêncitca, 2002.
LIMA, Valéria, J. B. Debret: Historiador e pintor – a viagem pitoresca e histórica ao Brasil (1816-1839), Campinas: Ed. Unicamp, 2007.
LONGHI, Roberto, Piero della Francesca. São Paulo: Cossac Naify, 2007.
SIQUEIRA, Vera B. As verdades do pincel. In: SCHWARCZ, Lilia M.; DIAS, Elaine (Org.). Taunay no Brasil: uma leitura dos Trópicos. São Paulo: Editora Schwarcz, 2008.
SIQUEIRA, Vera B. Redescobrir o Rio de Janeiro. 19&20, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, nov. 2006. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/artistas/Redescobrir_ RiodeJaneiro.htm>. Acesso em: 02 maio 2008.
SCHWARCZ, Lilia M. O Sol do Brasil: Nicolas-Antoine e as desventuras dos artistas franceses na corte de D. João. São Paulo: Editora Schwarcz, 2008.
SCHWARCZ, Lilia M. DIAS, Elaine (Org.). Taunay no Brasil: uma leitura dos Trópicos. São Paulo: Editora Schwarcz, 2008.
TAUNAY, Afonso de E. A Missão Artística de 1816. Rio de Janeiro: Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1956.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".