Despertando o interesse pela Engenharia em crianças com altas habilidades / superdotação através da construção de um motor elétrico

Autores

  • Rafael Siqueira Mazzaro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luana Carvalho dos Santos PUC Minas
  • Karina Fideles Filgueiras PUC Minas

Palavras-chave:

Crianças. Superdotação. Extensão. Engenharia.

Resumo

Por lei, crianças com altas habilidades/superdotação possuem o direito ao ensino especializado. Contudo, a realidade das escolas é diferente. Existe uma grande dificuldade, por parte das instituições de ensino, em identificar os alunos com essas características. Com isso, essas crianças não recebem a devida atenção e tendem a piorar seu rendimento escolar. Para especialistas, existem muitos estudos acerca do assunto, mas esse conhecimento não chega à sala de aula, ficando restrito ao meio acadêmico. Como alternativa, o Brasil possui três modelos de atendimento educacional a essas crianças: Agrupamento, Aceleração e Enriquecimento. O presente trabalho teve por objetivo despertar o interesse pela engenharia em crianças com altas habilidades/superdotação pertencentes ao projeto de extensão universitária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, intitulado "Enriquecimento da aprendizagem para desenvolvimento de habilidades: crianças e adolescentes que gostam de aprender". Em um primeiro momento, com um grupo maior, foram realizadas práticas de eletricidade, magnetismo, eletromagnetismo e demonstrado o funcionamento de um motor elétrico de fabricação artesanal, feito para fins didáticos. Após as práticas, foram identificados os alunos com perfil para a área tecnológica. Com um grupo menor, foi confeccionado um motor elétrico para cada criança. Após o trabalho realizado com os alunos, conclui-se que crianças com altas habilidades/superdotação necessitam de atividades que incentivem a criatividade. Contudo, é preciso primeiro identificar a área de interesse, para que a criança mantenha o foco e desenvolva a atividade. Caso contrário, seu comportamento torna-se inquieto e dispersivo.

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Biografia do Autor

Rafael Siqueira Mazzaro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Técnico em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.  Graduando do curso de Engenharia Mecânica da PUC Minas Coração Eucarístico. E-mail: rafaelsmazzaro@hotmail.com.

Luana Carvalho dos Santos, PUC Minas

Graduanda em Engenharia Elétrica na PUC Minas, campus Coração Eucarístico.

Karina Fideles Filgueiras, PUC Minas

Doutora em Educação pela UFMG, professora do curso de Psicologia da PUC Minas, campus Coração Eucarístico.

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

Mazzaro, R. S., dos Santos, L. C., & Filgueiras, K. F. (2018). Despertando o interesse pela Engenharia em crianças com altas habilidades / superdotação através da construção de um motor elétrico. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 2(4), 24–41. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/17224