Saúde mental do professor: uma revisão de literatura com relato de experiência
Palavras-chave:
Saúde mental. Professor. Transtornos mentais.Resumo
Pesquisas realizadas em diversos lugares do mundo concluem que os professores são altamente susceptíveis ao desenvolvimento de transtornos mentais, possuindo o risco de sofrerem um desgaste físico e mental mais acentuado do que outras profissões, por conta das dificuldades materiais e psicológicas associadas ao trabalho dessa classe. O objetivo deste trabalho é debater sobre a importância de ações de prevenção e promoção da saúde mental do professor, com foco nos fatores de risco e suas influências para o desencadeamento de transtornos mentais entre docentes de Alagoas. Trata-se de uma revisão não sistemática de literatura com busca de artigos científicos a partir do uso da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), associado a um relato de experiência de atividades práticas realizadas com professores da rede pública do município de Feira Grande, em Alagoas. A área da educação recebeu forte influência da globalização e da exigência de máximos desempenho e produtividade, com um acúmulo de funções associado à baixa remuneração. Tal fenômeno, além de comprometer diretamente a qualidade de vida docente, é responsável pelo sofrimento psíquico, podendo muitas vezes desencadear patologias como a Síndrome de Burnout. Dentre os artigos analisados na literatura, a grande maioria dos trabalhos evidenciou que a Síndrome de Burnout e a ansiedade são as patologias mentais que mais acometem os professores no Brasil e no mundo. A abordagem prática, lúdica e interativa do seminário de saúde mental realizado com professores do município permitiu uma autorreflexão e análise da situação de saúde mental no ambiente de trabalho e da necessidade de criação de estratégias de enfrentamento a nível grupal e individual para a prevenção de agravos à saúde do docente de uma forma holística.Downloads
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