Gamificação aplicada para aprendizagem de conceitos de planejamento e controle da produção

Autores

  • Carlos Junio de Aguiar PUC Minas
  • Mateus de Oliveira Varandas PUC Minas
  • Jean Cristian Miranda José da Silva PUC Minas
  • Letícia de Castro Peixoto PUC Minas
  • Eduardo Penha Castro Fantini PUC Minas

Palavras-chave:

Jogos digitais. Gamificação. Aprendizagem. Controle de produção.

Resumo

A utilização de jogos em sala de aula tem sido uma das premissas no ensino de nosso século. As atividades lúdicas possuem um potencial de engajamento poderoso, abrindo caminho para que conteúdos acadêmicos sejam abordados com facilidade e de maneira atraente para os alunos. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo digital destinado a alunos do Ensino Médio, para aprendizagem de conceitos e suas aplicações na Gestão da Produção. Para o  desenvolvimento  do conceito, estudantes de um colégio parceiro participaram do projeto, colaborando no processo de criação do jogo digital. O objetivo principal é desenvolver a fase avançada do jogo, já em desenvolvimento na plataforma UNITY, para simular a operação de fábricas de sorvetes, observando os conceitos de qualidade, custo e planejamento da produção. Dessa forma, busca-se, como resultado deste projeto uma articulação orgânica entre o ensino, a pesquisa e a constituição de laços dialógicos com a comunidade do nosso entorno e que potencialmente se torne nossa comunidade externa, além da experimentação dos alunos na criação inovadora de um produto, inclusive com potencial futuro de escalabilidade e comercialização.

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Biografia do Autor

Carlos Junio de Aguiar, PUC Minas

Graduando do Curso de Engenharia de Produção, PUC Praça da Liberdade. 

Mateus de Oliveira Varandas, PUC Minas

Graduando do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais, PUC Praça da Liberdade. 

Jean Cristian Miranda José da Silva, PUC Minas

Graduando do Curso de Engenharia de Produção, PUC Praça da Liberdade. 

Letícia de Castro Peixoto, PUC Minas

Docente do curso de Engenharia de Produção, Unidade PUC Praça da Liberdade. Doutoranda da Ciência da Informação (UFMG). Mestre em Administração (PUC Minas / FDC).  

Eduardo Penha Castro Fantini, PUC Minas

Coordenador e docente do curso de Tecnologia em Jogos Digitais, Unidade PUC Praça da Liberdade. Mestre em Ciência da Computação (UFMG). 

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

Aguiar, C. J. de ., Varandas, M. de O. ., Silva, J. C. M. J. da ., Peixoto, L. de C. ., & Fantini, E. P. C. . (2019). Gamificação aplicada para aprendizagem de conceitos de planejamento e controle da produção. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 3(6), 100–114. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/21889