Experiência de Ensino de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira:

inte(g)ração e aprendizagens mútuas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p144-157

Palavras-chave:

Desafios do ensino de PLE, Heterogeneidade, Materiais e metodologias de ensino

Resumo

Neste artigo, discutimos diferentes perspectivas de ensino de Língua Portuguesa (LP) a não nativos, demanda crescente que se põe às Universidades, trazendo desafios e, igualmente, oportunidades de ensino, pesquisa e extensão. Aqui explicitamos a experiência de um projeto realizado em uma Universidade Comunitária mineira, em que lidamos com intercambistas de diversas procedências e heterogênea formação – tanto no país de origem quanto nos cursos escolhidos no Brasil. Sendo fatores comuns aos aprendizes a necessidade da LP para usos cotidianos, bem como o pequeno contato prévio com o idioma, é preciso lidar diuturnamente com o planejado (material elaborado, metodologia escolhida) e o inusitado (demandas pontuais apresentadas na aula, face a uma dificuldade do momento). Assim, neste artigo, refletimos sobre o curso ministrado em uma das turmas (online) de PLE, no 2º semestre de 2022. Analisamos alguns dados coletados e as percepções de atores envolvidos (discentes e docentes) quanto aos efeitos das atividades – os esperados e os concretos. A partir de registros advindos dos nossos estudos e discussões na equipe de docentes e monitores, avaliamos essa pequena amostragem, que evidencia a complexa realidade do ensino de PLE, visando a contribuir para outros docentes que laborem na mesma seara.

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Biografia do Autor

Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Pós-doutora em Estudos do Texto e do Discurso (UFMG). Mestre e doutora em Estudos Linguísticos (UFMG). Graduada em Letras (UFMG) e Pedagogia (UEMG). Professora do PPG-Letras e Chefe do Departamento de Letras da PUC Minas. Coordenadora Editorial de SCRIPTA e de Cadernos CESPUC de Pesquisa. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8094-2329. E-mail: evangela@pucminas.br.

Valquíria Carolina Sales Pimentel de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Mestre em Estudos Linguísticos (UFMG) e doutora em Linguística (PUC Minas). Especialista em Ensino Superior em Língua Inglesa (PUC Minas). Professora Adjunta IV do Departamento de Letras da PUC Minas. Experiência em Língua inglesa e Língua Portuguesa, Ensino/aprendizagem de PLE. Tradução e Bilinguismo. ORCID: 0000-0001-6136-9029.

Letícia Costa Silveira Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Graduanda em Letras (PUC Minas). Bolsista IC (2022/2023). ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0009-0007-0271-2203.

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

Barros, E. Ângela B. R. de ., Carvalho, V. C. S. P. de ., & Santos, L. C. S. . (2023). Experiência de Ensino de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira: : inte(g)ração e aprendizagens mútuas. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 7(13), 144–157. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p144-157