Religiões para paz e guerra: uma imagem para nosso tempo

Autores

  • Michael Amaladoss Sociedade de Jesus

Resumo

Olhando em torno do nosso mundo vemos conflitos armados, quer entre grupos dentro de um país ou entre países. O contemporâneo Oriente Médio ou Ásia Ocidental é um bom exemplo. Papa Francis vem dizendo que há uma Terceira Guerra Mundial sendo travada fragmentada em todo o mundo. Mais pessoas perderam a vida agora do que nas guerras mundiais anteriores. O que também é novo é que as religiões são vistos como desempenhando um papel nessas guerras. Houve cruzadas, jihads e guerras santas no passado. As duas guerras mundiais não foram associados com a religião. Mas quando George Bush invadiu o Iraque fez uso da palavra cruzada, embora apenas momentaneamente. Mas os grupos muçulmanos viram isso como um ataque do Ocidente cristão. Os grupos cristãos locais pagou o preço. Agora, o Estado Islâmico surgiu fazendo sua ofensiva uma verdadeira Jihad. Conflitos entre grupos muçulmanos e cristãos existem na África e no Paquistão. Hindus e budistas têm lutado no Sri Lanka. A maioria muçulmana está tentando subjugar outras minorias religiosas na Indonésia e Malásia. Mas entre os próprios muçulmanos existe tensão entre os sunitas e xiitas e entre os ortodoxos e aquelas consideradas hereges. Os muçulmanos estão no final de recebimento, nas Filipinas, Índia, China e Mianmar. O conflito judaico-muçulmana na Palestina nunca termina. A minoria cristã está sofrendo em toda a Ásia. Em um livro bem conhecido, O Choque de Civilizações e a Recomposição da Ordem Mundial , Samuel Huntington tende a identificar as civilizações com as religiões e previu um confronto global entre o Ocidente cristão e o Oriente islâmico. Algumas pessoas sugerem que isso já está acontecendo, começando com o ataque às torres gêmeas em Nova York em 11 de setembro de 2001. Esta experiência faz-nos fazer a pergunta: Por que as religiões estão envolvidas em tais guerras?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Amaladoss, Sociedade de Jesus

Michael Amaladoss, né le 8 décembre 1936 au Tamil Nadu (Inde), est un prêtre jésuite indien, théologien et écrivain engagé dans le dialogue interreligieux. Musicien, il contribue notablement dans le domaine ‘Foi et culture’, tout particulièrement dans sa région natale du Tamil Nadu (Inde du Sud).

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Amaladoss, M. (2015). Religiões para paz e guerra: uma imagem para nosso tempo. Conjuntura Internacional, 12(2), 104–122. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/conjuntura/article/view/10757

Edição

Seção

ARTIGOS