Lobo sem pele de cordeiro: o impacto do “fator Trump” para a mobilização conservadora latino-americana
Lobo without skin of lamb: the impact of the “Trump factor” for latin american conservative mobilization
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1809-6182.2017v14n3p59Palavras-chave:
Estados Unidos, integração, Donald Trump, política externa, América do SulResumo
Neste texto, os autores investigam de forma coordenada o declínio do poder norte-americano, a chegada de Donald Trump ao poder e o impacto nas políticas de integração sul-americana. Este texto demonstra como que a mudança na política externa norte-americana ao longo desta década culminaram em cambios institucionais importante nos países da região e suas estruturas compartilhadas. O argumento é que estes processos estão todos interligados, ainda que esparsados pelo tempo, anteriores até a Trump. Nesse sentido, demonstra-se a existência de uma janela de oportunidade, onde é possível que, num ponto no futuro, novos arranjos podem surgir da incapacidade do mandatário norte-americano em produzir uma política consistente para a região.
Downloads
Referências
BRAGANCA, Danillo. Narcotráfico, Soberania e Relações Internacionais no México. Rio de Janeiro: Gramma Editora, 2017.
FIORI, José Luis. Brasil e América do Sul: o desafio da inserção internacional soberana. Brasília: CEPAL/IPEA, 2011.
FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo. Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ, 2010.
FREITAS, Marcello de Souza. Relações Culturais no Cone Sul: Expectativas em Relação ao Papel da UNILA como Fator de Ampliação do Mercosul Cultural (2007 - 2009). Anais do Fórum Universitário do Mercosul (FOMERCO), 2011.
GARCIA, Marco Aurélio. Dez anos de política externa, In: SADER, Emir, (ed.) Dez anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. Rio de Janeiro: FLACSO Brasil, 2013.
MALAMUD, Andres. Does South America as a meaningful diplomatic and economic unit still makes sense? Latam Goes Global, 2017. http://latinamericagoesglobal.org/2017/01/6192/ Acessado em 18/01/17
MANRIQUEZ, Jose Luis; NAVEJAS, Francisco Javier. Atrapado sin salida? Mexico ante los gigantes asiáticos – China e Índia. In: OLIVEIRA, Henrique Altemani de (coord.). China e Índia na América Latina: Oportunidades e desafios. Curitiba: Juruá, 2010.
PEDROZA, Luicy. Gasoline into Fire. GIGA Focus Latin America, n.1, 2017
SARAIVA, Miriam G. Estancamento e crise da liderança brasileira no entorno regional. In: SERBIN, Andrei (Ed.). ¿Fin de ciclo y reconfiguración regional? América Latina y las relaciones entre Cuba y los EUA. Buenos Aires: CRIES, 2016.
SOUZA, Jessé. A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo: Leya, 2015.
ZIBECHI, Raul. Brasil Potência: Entre a integração regional e um novo imperialismo. Rio de Janeiro: Consequência, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).