Corrida pela atenção: campanha no Twitter de líderes de partidos italianos antes das eleições parlamentares de 2018
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1809-6182.2021v18n2p26-35Palavras-chave:
Itália, Eleições parlamentares, Campanha, Twitter, Comunicação políticaResumo
As eleições parlamentares italianas de 2018 marcaram o sucesso dos partidos populistas. Com a consolidação da campanha de mídia híbrida, o Twitter se tornou um canal de comunicação cada vez mais importante para os líderes partidários. Ao analisar a comunicação do Twitter de 1 de fevereiro de 2018 a 4 de março de 2018 (dia das eleições), Matteo Salvini e Matteo Renzi dominaram a campanha na Twittersfera. Outros líderes do partido não usaram o Twitter com tanta habilidade quanto esses dois políticos, seus indicadores de engajamento são menos inferiores aos de Salvini e Renzi. A dinâmica de comunicação interna entre as lideranças partidárias mostra que seu principal alvo era Matteo Renzi. Apesar de ter tido o maior número de adeptos neste período, no geral os seus indicadores de comunicação eram bons, o seu partido sofreu uma derrota histórica nas eleições.
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