O dilema dos refugiados na Itália: Um estudo de caso a partir de protection by persuasion e da Escola Inglesa das Relações Internacionais
Keywords:
Cooperação Internacional, Refugiados na Itália, MigraçõesAbstract
O presente trabalho examina o dilema dos refugiados na Itália. Buscou-se interpretar o fenômeno através do arcabouço teórico da Escola Inglesa das Relações Internacionais e da abordagem desenvolvida pelo cientista político britânico Alexander Betts. O trabalho ainda trouxe a temática dos refugiados para o debate acadêmico nas Relações Internacionais através da averiguação de um caso prático. As migrações internacionais têm sido um fenômeno intenso na atualidade e junto delas surgem problemas de complexa superação. Este trabalho buscou mostrar soluções para os dilemas vividos por migrantes forçados na república italiana através de uma moderna literatura desenvolvida sobre o tema.Downloads
References
BARRETO, Luiz Paulo Teles F. Das diferenças entre os institutos
jurídicos do Asilo e do Refúgio. In http://www.mj.gov.br/snj/artigo_refugio.htm acesso em 26 fev. 2008.
BETTS, Alexander. Protection by Persuasion: International Cooperation in the Refugee Regime. Ithaca and London: Cornell University Press, 2009.
BULL, Hedley. A Sociedade Anárquica: Um Estudo da ordem na política mundial. Brasília: Ed. UnB/IPRI, 2002. IMDH- Instituto Migrações e Direitos Humanos. Refugia-dos e Refugiadas quem são? Disponível em: < http://www.migrante.org.br/IMDH/ControlConteudo.aspx?area=1b4b8e16-909c-41c8-a114-53ffe3e60582/> Acesso em 15/12/2012.
JACKSON, Robert; SORENSEN, Georg. Introdução às Relações Internacionais: teorias e abordagens. Rio de Janei-ro: Jorge Zahar: 2007.
JOFFÉ, George. A Primavera Árabe no Norte de África: origens e perspectivas de futuro. In: Instituto Português de Relações Internacionais nº30. Lisboa: Junho, 2011.
LINKLATER, Andrew; SUGANAMI, Hidemi. The English School of International Relations: A Contemporary Reassessment. New York: Cambridge University Press: 2006.
LITTLE, Richard. The English School’s Contribution to the Study of International Relations. In: European Journal of International Relations. 2000. Vol. 6, N. 3, p. 395-422.
OLIVEIRA, Flávio Rocha. Realismo e Liberalismo no Estudo das Relações Internacionais: Guerra do Golfo, 1990-91. São Paulo: Plêiade, 2009.
ONUBR- Nações Unidas Brasil. Itália já recebeu 52 mil refugiados das revoltas na Líbia e na Tunísia este ano. Disponível em: < http://www.onu.org.br/italia-ja-recebeu-52-mil-refugiados-das-revoltas-na-libia-e-na-tunisia-este-ano/> Acesso em 10/11/2012.
PACÍFICO, Andrea P. Protection by Persuasion: Interna-tional Cooperation in the Refugee Regime. By Alexander Betts. In: Journal of Refugee Studies, 24 (2), 2011, p. 422-424.
PINTO, Ana Santos. A União Europeia e a Primavera Árabe: entre os vícios da retórica democrática e os riscos da ação política. In: Instituto Português de Relações Internaci-onais nº30. Lisboa: Junho, 2011.
UNHCR- The UN Refugee Agency. Disponível em: < http:// www.unhcr.it/> Acesso em 30/12/2012.
WIGHT, Martin. A Política do Poder. Brasília: Ed. UnB, 2002.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a.Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).