Entre a Santa e a Perdida: Representações Femininas pela Voz Camiliana em “Maria Moisés"

Autores

  • Ariadne Maria de Mendonça Chaves Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Palavras-chave:

Mulher, Santa, Perdida.

Resumo

O presente artigo desenvolve um estudo da novela oitocentista “Maria Moisés”. A obra, de autoria do escritor romântico português Camilo Castelo Branco, é dividida em duas partes, cada qual com uma protagonista. Tem-se a mãe “perdida”, que engravida fora do sistema matrimonial, no contexto oitocentista, e a filha dela, Maria Moisés. Esta, além de ter uma história semelhante à do patriarca bíblico Moisés, acaba canonizada por cuidar de enjeitados. A partir de teóricos como Michel Foucault (2007) e Pierre Bourdieu (2007), são estudadas, na novela camiliana, as noções de angel e monster (GILBERT; GUBAR, 2000), perceptíveis na obra que exemplifica como a mulher foi formada através de uma ótica maniqueísta.

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Publicado

2013-01-02

Como Citar

Chaves, A. M. de M. (2013). Entre a Santa e a Perdida: Representações Femininas pela Voz Camiliana em “Maria Moisés". ContraPonto, 2(1), 25–39. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/contraponto/article/view/4595

Edição

Seção

Literatura