AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA EM SISTEMAS DE INTERNET BANKING E MOBILE BANKING NA ÓTICA DE USUÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p88-102Palavras-chave:
Qualidade da Informação. Internet Banking. Mobile Banking.Resumo
A Internet e o Mobile Banking ampliaram o acesso aos serviços bancários, sendo um canal de relacionamento e de fornecimento de informações que baseiam decisões diárias das pessoas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a Qualidade da Informação (QI) na ótica de usuários de Internet Banking (IB) ou Mobile Banking (MB). Foram realizados dois surveys. O primeiro com 106 participantes visando levantar cinco dimensões consideradas mais importantes por clientes bancários para avaliação da QI e o segundo com 201 usuários de IB ou MB com aplicação do instrumento Assessment Information Quality Methodology (AIMQ), proposto por de Lee et al. (2002). Utilizaram-se testes não paramétricos (Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e o Coeficiente de Correlação de Spearman) nas análises dos dados. Os resultados mostraram que informações disponibilizadas em portais de IB ou aplicativos MB são percebidas como de elevada QI. Esses resultados da pesquisa convergem para o atendimento de expectativas de alta qualidade da Informação nesse canal de autosserviço.