AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA EM SISTEMAS DE INTERNET BANKING E MOBILE BANKING NA ÓTICA DE USUÁRIOS

Autores

  • João Victor Pinheiro Mesquita  Universidade de Brasília/ UnB
  • Josivania Silva Farias Universidade de Brasília - UnB Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Deptº de Administração (ADM) http://orcid.org/0000-0002-1421-3280

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p88-102

Palavras-chave:

Qualidade da Informação. Internet Banking. Mobile Banking.

Resumo

A Internet e o Mobile Banking ampliaram o acesso aos serviços bancários, sendo um canal de relacionamento e de fornecimento de informações que baseiam decisões diárias das pessoas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a Qualidade da Informação (QI) na ótica de usuários de Internet Banking (IB) ou Mobile Banking (MB). Foram realizados dois surveys. O primeiro com 106 participantes visando levantar cinco dimensões consideradas mais importantes por clientes bancários para avaliação da QI e o segundo com 201 usuários de IB ou MB com aplicação do instrumento Assessment Information Quality Methodology (AIMQ), proposto por de Lee et al. (2002). Utilizaram-se testes não paramétricos (Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e o Coeficiente de Correlação de Spearman) nas análises dos dados. Os resultados mostraram que informações disponibilizadas em portais de IB ou aplicativos MB são percebidas como de elevada QI. Esses resultados da pesquisa convergem para o atendimento de expectativas de alta qualidade da Informação nesse canal de autosserviço.

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Biografia do Autor

João Victor Pinheiro Mesquita , Universidade de Brasília/ UnB

Administrador; Graduado em Administração pela Universidade de Brasília.

Josivania Silva Farias, Universidade de Brasília - UnB Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Deptº de Administração (ADM)

DOUTORA EM ADMINISTRAÇÃO (UnB) com doutorado Sanduíche na España/Madrid (UAH - UNIVERSIDAD DE ALCALÁ DE HENARES/MADRID)

PROFESSORA DO PPGA/UnB e da GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACE / UNB

ÁREAS DE ATUAÇÃO: INOVAÇÃO, SERVIÇOS, DIFUSÃO/ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS; MARKETING DE SERVIÇOS; INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO.

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Mesquita , J. V. P., & Farias, J. S. (2018). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA EM SISTEMAS DE INTERNET BANKING E MOBILE BANKING NA ÓTICA DE USUÁRIOS. Revista Economia & Gestão, 18(49), 88–102. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p88-102

Edição

Seção

Artigos