Materialismo: a influência dos valores culturais e das variáveis demográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2019v19n53p22-39

Palavras-chave:

Materialismo, Valores culturais, Variáveis demográficas, Marketing

Resumo

Existe uma falta de consenso sobre os motivadores do comportamento materialista. Enquanto alguns estudos mostram que este comportamento pode gerar relações de menor qualidade e menores índices de bem-estar pessoal e físico, outros apontam que pode auxiliar na construção da identidade das pessoas. Com o objetivo de analisar a influência dos valores culturais e das variáveis demográficas no comportamento materialista, foi realizada uma pesquisa descritiva com 300 consumidores brasileiros. Os resultados evidenciaram a Autopromoção apresentou uma relação positiva na dimensão felicidade e sucesso do materialismo. A Abertura à Mudança evidenciou uma relação negativa com a dimensão felicidade e positiva com a dimensão sucesso. A Autotranscendência mostrou uma relação positiva com a dimensão felicidade e negativa com a dimensão sucesso. A Conservação apresentou uma relação positiva com ambas as dimensões. Por fim, a idade e a renda apresentaram influência apenas sobre a dimensão felicidade do materialismo.

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Biografia do Autor

Adilson Mueller

Mestre em Administração e Negócios com ênfase em Marketing pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019). Especialista em Gestão e Inteligência Competitiva pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia - PUCRS (2011). Graduação em Filosofia (2007) e em Administração de Empresas (2017) pela PUCRS. 

Flávia Ramos Schilling

Graduada em Administração de Empresas pela Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Cláudio Damacena

Pós-doutorado em Marketing na University Western of Australia. Doutorado em Ciências Econômicas e Empresariais na Universidade de Córdoba (Espanha). Professor de Marketing e de Métodos Quantitativos Aplicados à Administração em nível de graduação, mestrado e doutorado, desde 1991.

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Publicado

2019-10-30

Como Citar

Mueller, A., Schilling, F. R., & Damacena, C. (2019). Materialismo: a influência dos valores culturais e das variáveis demográficas. Revista Economia & Gestão, 19(53), 22–39. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2019v19n53p22-39

Edição

Seção

Artigos