O COTIDIANO DE NEGÓCIOS FAMILIARES EM MATOZINHOS/MG

Autores

  • Gabriel Farias Alves Correia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2019v19n52p101-117

Palavras-chave:

Cotidiano, Negócios Familiares, Matozinhos.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a gestão no âmbito de cinco negócios familiares localizados no bairro Bom Jesus da cidade de Matozinhos, Minas Gerais. Tendo em vista o conceito de gestão ordinária, analisamos as estratégias e táticas cotidianas dos sujeitos por meio de suas ações. Para coleta de dados, foram realizadas onze entrevistas semiestruturadas e a análise dos resultados se deu por meio da análise do discurso na vertente francesa, sendo possível identificar dois percursos semânticos. O primeiro diz respeito à interconexão entre negócio e família tendo em vista que a utilização de membros familiares como próprios trabalhadores mantêm a produtividade necessária. No segundo, as estratégias e táticas cotidianas são analisadas sob a ótica da subversão das diversas leis, regras e normas.  Por fim, apresentamos as considerações finais e reflexões acerca dos aspectos afetivos e informais que mantêm esses negócios e sugestões para pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Farias Alves Correia, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrando em Adminstração (CEPEAD/UFMG) e membro do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade.

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor titular da Face (UFMG) e coordenador do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade. 

Downloads

Publicado

2019-06-25

Como Citar

Correia, G. F. A., & Carrieri, A. de P. (2019). O COTIDIANO DE NEGÓCIOS FAMILIARES EM MATOZINHOS/MG. Revista Economia & Gestão, 19(52), 101–117. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2019v19n52p101-117

Edição

Seção

Artigos