ALÉM DA ACESSIBILIDADE: DESAFIOS DA SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2019v19n54p58-76Palavras-chave:
Socialização, Pessoas com Deficiência, Instituição Federal de Ensino SuperiorResumo
Analisa as percepções das pessoas com deficiência sobre a socialização organizacional em uma Instituição Federal de Ensino Superior. A amostra foi composta por 15 servidores com deficiência, selecionados pela condição de deficiência e, por conveniência, de acordo com a disponibilidade dos profissionais em participar do estudo. O ensaio caracteriza-se como demanda qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso, tomando-se como referencial o modelo teórico adaptado de Chao et al. (1994), Taormina (1997) e Borges et al. (2010), que culminou nas dimensões - engajamento à instituição, integração às pessoas, domínio profissional e perspectivas futuras. Para a coleta de dados, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada e, no tratamento dos dados, foi realizada a análise de conteúdo com auxílio do software Atlas Ti, versão 8.0. Os resultados apontam que houve um crescimento no número de pessoas com deficiência dentro da instituição, mostrando aquelas que estão ingressando como detentoras de uma qualificação elevada e que pretendem continuar se aperfeiçoando, mas, também, mostraram que existem muitas dificuldades relacionadas à acessibilidade nas suas mais distintas modalidades.