Ambiente institucional e empreendedorismo no Brasil: inter-relações no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2019v19n53p108-116Palavras-chave:
Nova Economia Institucional, Ambiente Institucional Brasileiro, Empreendedorismo, Século XXIResumo
Partindo dos pressupostos balizados pela Nova Economia Institucional acerca das instituições e do ambiente institucional e dos dados coletados pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), nos anos 2000 e 2017, o presente ensaio teórico objetiva apresentar evidências das inter-relações existentes entre o ambiente institucional e o empreendedorismo no Brasil. Dessa forma, utilizando-se de uma abordagem qualitativa, são apresentados alguns elementos do ambiente institucional brasileiro que têm favorecido o empreendedorismo e outros que têm limitado a criação e manutenção de novos empreendimentos no país, no século XXI. Nesta perspectiva, a partir da lente da teoria institucional e da teoria do empreendedorismo, o presente estudo teórico demonstra o papel das instituições enquanto “regras do jogo” (políticas, sociais e legais) que influenciam diretamente na evolução do fenômeno do empreendedorismo, bem como proporciona uma reflexão no que tange ao ambiente institucional brasileiro, demonstrando até que ponto ele promove um cenário propício à iniciativa econômica de criar empreendimentos.