DIMENSÕES DO MARKETING SENSORIAL E HUMANIZAÇÃO EM PEDIATRIAS HOSPITALARES: ESTUDO DE SATISFAÇÃO DOS ACOMPANHANTES
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2023v23n64p131-149Palavras-chave:
Marketing Sensorial, Humanização, Pediatrias Hospitalares, Acompanhantes das CriançasResumo
Com base na necessidade de estudos de marketing sensorial na área hospitalar e de atendimento ao paciente infantil, na relevância do marketing sensorial para a humanização dos serviços de saúde e para o desenvolvimento do paciente infantil, e no importante papel dos acompanhantes durante a internação de crianças; este artigo busca identificar quais dimensões do marketing sensorial tornam o trabalho de humanização mais satisfatório em pediatrias hospitalares, mediante a percepção dos acompanhantes das crianças internadas nestes espaços. Foram utilizados dados coletados de questionários, aplicados a acompanhantes de crianças internadas em pediatrias de três hospitais filantrópicos do noroeste do Rio Grande do Sul. A interpretação e análise dos dados ocorreu por meio de análise descritiva e inferencial. Os resultados evidenciaram como cada constructo impactou nas práticas de humanização, mediante as percepções dos acompanhantes das crianças, destacando o tato e o olfato como as dimensões sensoriais que mais justificam a satisfação destes com o trabalho de humanização nos locais de investigação do estudo. Evidenciou-se, ainda, as contribuições do marketing sensorial para o bem-estar físico e emocional dos pacientes e seus acompanhantes, refletindo na qualidade dos serviços de saúde prestados.