DIMENSÕES DO MARKETING SENSORIAL E HUMANIZAÇÃO EM PEDIATRIAS HOSPITALARES: ESTUDO DE SATISFAÇÃO DOS ACOMPANHANTES

Auteurs-es

  • Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Daniel Knebel Baggio Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí/RS
  • Lurdes Marlene Seide Froemming Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí/RS
  • Nairana Radtke Caneppele Bussler Universidade Nove de Julho - Uninove/SP

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2023v23n64p131-149

Mots-clés :

Marketing Sensorial, Humanização, Pediatrias Hospitalares, Acompanhantes das Crianças

Résumé

Com base na necessidade de estudos de marketing sensorial na área hospitalar e de atendimento ao paciente infantil, na relevância do marketing sensorial para a humanização dos serviços de saúde e para o desenvolvimento do paciente infantil, e no importante papel dos acompanhantes durante a internação de crianças; este artigo busca identificar quais dimensões do marketing sensorial tornam o trabalho de humanização mais satisfatório em pediatrias hospitalares, mediante a percepção dos acompanhantes das crianças internadas nestes espaços. Foram utilizados dados coletados de questionários, aplicados a acompanhantes de crianças internadas em pediatrias de três hospitais filantrópicos do noroeste do Rio Grande do Sul. A interpretação e análise dos dados ocorreu por meio de análise descritiva e inferencial. Os resultados evidenciaram como cada constructo impactou nas práticas de humanização, mediante as percepções dos acompanhantes das crianças, destacando o tato e o olfato como as dimensões sensoriais que mais justificam a satisfação destes com o trabalho de humanização nos locais de investigação do estudo. Evidenciou-se, ainda, as contribuições do marketing sensorial para o bem-estar físico e emocional dos pacientes e seus acompanhantes, refletindo na qualidade dos serviços de saúde prestados.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Daniel Knebel Baggio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí/RS

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí/RS.

Lurdes Marlene Seide Froemming, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí/RS

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí/RS.

Nairana Radtke Caneppele Bussler, Universidade Nove de Julho - Uninove/SP

Aluna do Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho - Uninove/SP.

Téléchargements

Publié-e

2023-06-27

Comment citer

Sausen, J. da F. C. L., Baggio, D. K., Froemming, L. M. S., & Bussler, N. R. C. (2023). DIMENSÕES DO MARKETING SENSORIAL E HUMANIZAÇÃO EM PEDIATRIAS HOSPITALARES: ESTUDO DE SATISFAÇÃO DOS ACOMPANHANTES. Revista Economia & Gestão, 23(64), 131–149. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2023v23n64p131-149