AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E PRÁTICAS DE GESTÃO NO SETOR PORTUÁRIO:

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2022v22n61p64-83

Palavras-chave:

Desempenho organizacional, gestão portuária, competitividade, estratégia, abordagem construtivista

Resumo

A utilização de práticas de gestão alinhadas à estratégia da organização tem o potencial de melhorar o desempenho organizacional. Contudo, o ambiente portuário tem dado ênfase ao aspecto operacional do setor. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é identificar as características da Avaliação de Desempenho e das Práticas de Gestão no Setor Portuário, sob uma perspectiva Construtivista. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, norteada pelo ProKnow-C. A análise dos artigos evidenciou que os estudos existentes se concentram em autoridades portuárias e terminais de contêineres, e a utilização de indicadores sociais e ambientais ainda é pouco explorada. É frequente a replicação de modelos sem considerar as características que tornam os portos singulares e que podem não ter sido abordadas pela literatura, evidenciando um desalinhamento da avaliação feita nos estudos com o conceito Construtivista de Avaliação de Desempenho adotado. Logo, o estudo contribuiu para a identificação de lacunas de pesquisa que direcionam os estudos para outros mercados portuários e o acompanhamento dos efeitos gerados pela Avaliação de Desempenho.

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Publicado

2023-01-18

Como Citar

Pedersini, D. R., & Ensslin, S. R. (2023). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E PRÁTICAS DE GESTÃO NO SETOR PORTUÁRIO: : UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Economia & Gestão, 22(61), 64–83. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2022v22n61p64-83

Edição

Seção

Artigos