AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E PRÁTICAS DE GESTÃO NO SETOR PORTUÁRIO:
UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2022v22n61p64-83Palavras-chave:
Desempenho organizacional, gestão portuária, competitividade, estratégia, abordagem construtivistaResumo
A utilização de práticas de gestão alinhadas à estratégia da organização tem o potencial de melhorar o desempenho organizacional. Contudo, o ambiente portuário tem dado ênfase ao aspecto operacional do setor. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é identificar as características da Avaliação de Desempenho e das Práticas de Gestão no Setor Portuário, sob uma perspectiva Construtivista. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, norteada pelo ProKnow-C. A análise dos artigos evidenciou que os estudos existentes se concentram em autoridades portuárias e terminais de contêineres, e a utilização de indicadores sociais e ambientais ainda é pouco explorada. É frequente a replicação de modelos sem considerar as características que tornam os portos singulares e que podem não ter sido abordadas pela literatura, evidenciando um desalinhamento da avaliação feita nos estudos com o conceito Construtivista de Avaliação de Desempenho adotado. Logo, o estudo contribuiu para a identificação de lacunas de pesquisa que direcionam os estudos para outros mercados portuários e o acompanhamento dos efeitos gerados pela Avaliação de Desempenho.