FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DO SEGMENTO DA BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL

Autores

  • José Iran Batista de Melo Filho Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração
  • Paulo Cesar de Sousa Batista Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração
  • Ezequiel Alves Lobo Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2024v24n67p50-70

Palavras-chave:

Bioeconomia, Biotecnologia industrial, Fatores Críticos de Sucesso (FCS).

Resumo

O objetivo da pesquisa é mapear os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) de firmas da Biotecnologia Industrial. O trabalho tem uma abordagem qualitativa, implementada por pesquisa de dados secundários e pela realização de entrevistas com especialistas. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de saturação e análise dos núcleos de sentido. O trabalho ganha relevância devido a identificação e mapeamento dos FCS da Biotecnologia Industrial, apontada como uma área bastante dinâmica e inovativa, onde há falta de estudos em periódicos nacionais no campo da administração e da economia. Como principais resultados da investigação, emergiram as seguintes categorias de FCS: recursos; parcerias; segurança jurídica; mercado; governo e integração da cadeia produtiva. Como contribuição teórica, o estudo colabora com o preenchimento da lacuna quanto a falta de estudos na área e com a construção de um mapeamento dos FCS para o segmento da biotecnologia industrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Iran Batista de Melo Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração

Pesquisador, doutorando e mestre em Administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará. Desenvolve pesquisas com abordagens qualitativas, quantitativas e mistas, em diversas áreas como: inovação, empreendedorismo, estratégia, avaliação de políticas públicas, políticas, bioeconomia, marketing político e digital. Experiências com disciplinas na área da Gestão. É membro colaborador do periódico Revista Ciências Administrativa da Universidade de Fortaleza e tem expertise em gerência de empresas com atividades desempenhadas em logística, compras, vendas e operações.

Paulo Cesar de Sousa Batista, Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1975), Mestrado em Economia pela University of Illinois - USA (1987) e Doutorado em Economia pela University of Illinois - USA (1990). Atualmente é membro permanente do corpo docente dos Programa de Mestrado em Administração e Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará (UECE). As áreas de concentração no magistério e na pesquisa são a economia empresarial, a estratégia empresarial, o empreendedorismo e a inovação e a política pública.

Ezequiel Alves Lobo, Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará onde fui Bolsista de pesquisa CAPES de 2018 - 2020. Graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza onde fui bolsista de iniciação científica e monitor institucional. Pesquiso na área de inovação, com ênfase nos temas relacionados a Inovação e desempenho empresarial, Financiamento da inovação, Redes organizacionais, Orquestração da Inovação, Inovação Social, Inovação e empreendedorismo, Inovação inclusiva, Inovação e sustentabilidade. Participante do grupo de pesquisa em Economia da inovação e Agronegócio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC). Possuo experiência na área Administrativa/Financeira e comercial de grandes grupos empresariais. Atualmente docente do curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2024-08-20

Como Citar

Melo Filho, J. I. B. de ., Batista, P. C. de S. ., & Lobo, E. A. (2024). FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DO SEGMENTO DA BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL. Revista Economia & Gestão, 24(67), 50–70. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2024v24n67p50-70

Edição

Seção

Artigos