ANÁLISE DA EFICIÊNCIA EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS POR MEIO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2024v24n67p33-49Palavras-chave:
Análise Envoltória de Dados, Avaliação de Eficiência em Ciência, Tecnologia e Inovação, Avaliação de Políticas PúblicasResumo
A Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) é essencial para o desenvolvimento dos países, sendo as universidades um agente estratégico nesse processo. Nas últimas décadas, o Brasil adotou diversas políticas públicas para promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, resultando em avanços importantes, embora ainda haja muito a ser alcançado. Atualmente, as ferramentas utilizadas para avaliar a eficiência das políticas públicas têm ganhado importância, e a Análise Envoltória de Dados (DEA) se destaca para avaliar a eficiência técnica de instituições de ensino superior. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é analisar a eficiência em CT&I de 45 Universidades Federais, situadas em 19 Unidades da Federação brasileiras, entre 2015 e 2017, utilizando a DEA. As variáveis de entrada adotadas foram recursos humanos e financeiros, enquanto que as variáveis de saída foram publicações de artigos e obtenções de patentes. Os resultados mostraram que 16 universidades (35,56%) foram tecnicamente eficientes, permitindo a identificação das metas a serem alcançadas pelas unidades ineficientes. Uma das principais contribuições desta pesquisa foi a quantificação do nível de melhoria necessário para cada instituição ineficiente, auxiliando-as nas decisões gerenciais e no planejamento das políticas públicas de CT&I no Brasil.