ANÁLISE DA EFICIÊNCIA EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS POR MEIO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

Autores/as

  • Mauricio Santos Condessa Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - RJ
  • Ricardo Thielmann Universidade Federal Fluminense - UFF - RJ
  • Marcelle Feitoza Bassi Costa

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2024v24n67p33-49

Palabras clave:

Análise Envoltória de Dados, Avaliação de Eficiência em Ciência, Tecnologia e Inovação, Avaliação de Políticas Públicas

Resumen

A Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) é essencial para o desenvolvimento dos países, sendo as universidades um agente estratégico nesse processo. Nas últimas décadas, o Brasil adotou diversas políticas públicas para promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, resultando em avanços importantes, embora ainda haja muito a ser alcançado. Atualmente, as ferramentas utilizadas para avaliar a eficiência das políticas públicas têm ganhado importância, e a Análise Envoltória de Dados (DEA) se destaca para avaliar a eficiência técnica de instituições de ensino superior. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é analisar a eficiência em CT&I de 45 Universidades Federais, situadas em 19 Unidades da Federação brasileiras, entre 2015 e 2017, utilizando a DEA. As variáveis de entrada adotadas foram recursos humanos e financeiros, enquanto que as variáveis de saída foram publicações de artigos e obtenções de patentes. Os resultados mostraram que 16 universidades (35,56%) foram tecnicamente eficientes, permitindo a identificação das metas a serem alcançadas pelas unidades ineficientes. Uma das principais contribuições desta pesquisa foi a quantificação do nível de melhoria necessário para cada instituição ineficiente, auxiliando-as nas decisões gerenciais e no planejamento das políticas públicas de CT&I no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mauricio Santos Condessa, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - RJ

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (2022). Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Exerce a função de Pesquisador em Metrologia e Qualidade no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Ricardo Thielmann, Universidade Federal Fluminense - UFF - RJ

Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro . Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro . Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É Professor do curso de Administração do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, da Universidade Federal Fluminense.

Marcelle Feitoza Bassi Costa

Doutoranda em Engenharia de Produção na área de Gestão e Inovação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora substituta do magistério superior na área de Engenharia da Qualidade no departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (PDE/UFF). Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Engenharia na área de Gestão, Produção e Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado

2024-08-20

Cómo citar

Condessa, M. S., Thielmann, R., & Costa, M. F. B. (2024). ANÁLISE DA EFICIÊNCIA EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS POR MEIO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA). Revista Economia & Gestão, 24(67), 33–49. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2024v24n67p33-49