Inovação no parafuso: Indo além dos limites organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n31p201-216Palavras-chave:
Inovação Aberta, Micro e Pequenas Empresas, Competitividade.Resumo
O caso objetiva discutir junto a alunos de graduação o modelo de inovação aberta e sua relação com a micro e pequena empresa. O público alvo são alunos dos cursos de graduação em administração, nas disciplinas de empreendedorismo e inovação. O caso escolhido foi o da empresa, de nome fictício, Metálica, especializa na área de fixadores metálicos. Atuante no mercado desde 1996, a empresa se viu ameaçada em 2005 frente a novos concorrentes. A solução encontrada foi a fabricação do material antes apenas comercializado. Como deveria lançar um produto já com baixo preço e elevada qualidade, em virtude de sua principal cliente, buscou ajuda de órgãos apoiadores e parceiros comerciais, e em 2009 começou a produzir o parafuso de fixação, principal inovação da empresa, se tornando a única autorizada a fabricar o produto no Nordeste. Desde então, a empresa tem buscado nas parcerias uma forma de viabilizar o crescimento da organização e inovar de forma contínua. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e análise documental. Espera-se que a partir desse caso, os alunos sejam estimulados a refletirem acerca do novo formato de inovação e de como esse pode trazer vantagens competitivas duradouras para as micro e pequenas empresas.