Inovação no parafuso: Indo além dos limites organizacionais

Autores/as

  • Glessia Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Antonio Luiz Rocha Dacorso Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n31p201-216

Palabras clave:

Inovação Aberta, Micro e Pequenas Empresas, Competitividade.

Resumen

O caso objetiva discutir junto a alunos de graduação o modelo de inovação aberta e sua relação com a micro e pequena empresa. O público alvo são alunos dos cursos de graduação em administração, nas disciplinas de empreendedorismo e inovação. O caso escolhido foi o da empresa, de nome fictício, Metálica, especializa na área de fixadores metálicos. Atuante no mercado desde 1996, a empresa se viu ameaçada em 2005 frente a novos concorrentes. A solução encontrada foi a fabricação do material antes apenas comercializado. Como deveria lançar um produto já com baixo preço e elevada qualidade, em virtude de sua principal cliente, buscou ajuda de órgãos apoiadores e parceiros comerciais, e em 2009 começou a produzir o parafuso de fixação, principal inovação da empresa, se tornando a única autorizada a fabricar o produto no Nordeste. Desde então, a empresa tem buscado nas parcerias uma forma de viabilizar o crescimento da organização e inovar de forma contínua. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e análise documental. Espera-se que a partir desse caso, os alunos sejam estimulados a refletirem acerca do novo formato de inovação e de como esse pode trazer vantagens competitivas duradouras para as micro e pequenas empresas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glessia Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe. Mestranda em Administração na linha de pesquisa Inovação e Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe. Integrante do grupo de pesquisa Gestão da Inovação e Tecnologia pelo CNPQ na Universidade Federal de Sergipe. Bolsista Capes.

Antonio Luiz Rocha Dacorso, Universidade Federal de Sergipe

Engenheiro industrial mecânico com especialização em engenharia da Qualidade (PECE/USP-1997), mestrado e doutorado em Administração (FEA/USP-2000/2005). Após atuar durante 23 anos em indústrias químicas e petroquímicas de grande porte, nas áreas de produção, manutenção, engenharia e diretoria industrial, dedica-se, desde 1997, à pesquisa e docência em Administração. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe, UFS, Campus de Itabaiana, Departamento de Administração. Áreas de pesquisa: Decisão, Geração de alternativas, Decisões Naturalísticas, Inovação, Pequena empresa, Risco, Operações.

Publicado

2013-06-24

Cómo citar

Silva, G., & Dacorso, A. L. R. (2013). Inovação no parafuso: Indo além dos limites organizacionais. Revista Economia & Gestão, 13(31), 201–216. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n31p201-216

Número

Sección

Caso de Ensino