Aplicação do Modelo Return On Quality a Clientes de uma Empresa do Setor Metalúrgico DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p19
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https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p19Palavras-chave:
Qualidade percebida, Retorno sobre a qualidade, Intenção de recompra.Resumo
O presente estudo avalia a adequação do modelo Return on Quality (ROQ) para mensuração de retornos financeiros decorrentes de investimentos na melhoria da qualidade percebida.Os autores realizaram uma pesquisa de levantamento de caráter exploratório e descritivo com 120 clientes de uma empresa metalúrgica, selecionados por meio de amostragem aleatória simples. Os dados obtidos foram então submetidos as técnicas de Análise Fatorial, Análise de Cluster e Análise Discriminante. Os resultados obtidos mostraram que o Modelo ROQ pode ser uma ferramenta poderosa para os gestores de empresas no processo de tomada de decisões quanto à realização de investimentos. Os valores ROQ calculados apontaram para possibilidades de retornos bem acima do custo de capital da empresa, utilizado como parâmetro para cálculo do retorno financeiro.Downloads
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Publicado
2009-09-24
Como Citar
Silva, S. M. da, Silva, W. V. da, & Baptista, P. de P. (2009). Aplicação do Modelo Return On Quality a Clientes de uma Empresa do Setor Metalúrgico DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p19. Revista Economia & Gestão, 9(20), 19–44. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p19
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Seção
Artigos