Aplicação do Modelo Return On Quality a Clientes de uma Empresa do Setor Metalúrgico DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p19

Autores

  • Sandra Maria da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR
  • Wesley Vieira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR
  • Paulo de Paula Baptista Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p19

Palavras-chave:

Qualidade percebida, Retorno sobre a qualidade, Intenção de recompra.

Resumo

O presente estudo avalia a adequação do modelo Return on Quality (ROQ) para mensuração de retornos financeiros decorrentes de investimentos na melhoria da qualidade percebida.Os autores realizaram uma pesquisa de levantamento de caráter exploratório e descritivo com 120 clientes de uma empresa metalúrgica, selecionados por meio de amostragem aleatória simples. Os dados obtidos foram então submetidos as técnicas de Análise Fatorial, Análise de Cluster e Análise Discriminante. Os resultados obtidos mostraram que o Modelo ROQ pode ser uma ferramenta poderosa para os gestores de empresas no processo de tomada de decisões quanto à realização de investimentos. Os valores ROQ calculados apontaram para possibilidades de retornos bem acima do custo de capital da empresa, utilizado como parâmetro para cálculo do retorno financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR

Wesley Vieira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR

Prof. Dr. do Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR

Paulo de Paula Baptista, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR

Prof. Dr. do Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR

Downloads

Publicado

2009-09-24

Como Citar

Silva, S. M. da, Silva, W. V. da, & Baptista, P. de P. (2009). Aplicação do Modelo Return On Quality a Clientes de uma Empresa do Setor Metalúrgico DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p19. Revista Economia & Gestão, 9(20), 19–44. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p19