Aplicação do Modelo Return On Quality a Clientes de uma Empresa do Setor Metalúrgico DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p19

Autori

  • Sandra Maria da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR
  • Wesley Vieira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR
  • Paulo de Paula Baptista Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p19

Parole chiave:

Qualidade percebida, Retorno sobre a qualidade, Intenção de recompra.

Abstract

O presente estudo avalia a adequação do modelo Return on Quality (ROQ) para mensuração de retornos financeiros decorrentes de investimentos na melhoria da qualidade percebida.Os autores realizaram uma pesquisa de levantamento de caráter exploratório e descritivo com 120 clientes de uma empresa metalúrgica, selecionados por meio de amostragem aleatória simples. Os dados obtidos foram então submetidos as técnicas de Análise Fatorial, Análise de Cluster e Análise Discriminante. Os resultados obtidos mostraram que o Modelo ROQ pode ser uma ferramenta poderosa para os gestores de empresas no processo de tomada de decisões quanto à realização de investimentos. Os valores ROQ calculados apontaram para possibilidades de retornos bem acima do custo de capital da empresa, utilizado como parâmetro para cálculo do retorno financeiro.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Sandra Maria da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR

Wesley Vieira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR

Prof. Dr. do Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR

Paulo de Paula Baptista, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR

Prof. Dr. do Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPAD/PUC-PR

Pubblicato

2009-09-24

Come citare

Silva, S. M. da, Silva, W. V. da, & Baptista, P. de P. (2009). Aplicação do Modelo Return On Quality a Clientes de uma Empresa do Setor Metalúrgico DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p19. Revista Economia & Gestão, 9(20), 19–44. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p19