Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54

Autores

  • Marcos Gonçalves Ávila
  • Rachael Botelho Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54

Palavras-chave:

Contabilidade mental. Teoria dos prospectos. Experimentos econômicos.

Resumo

Neste trabalho testaram-se, por meio de um experimento, hipóteses relativas à operação dos princípios de contabilidade mental no contexto de informações comparativas de preços. Os resultados do experimento mostram que a inclusão de preço de referência nas informações comparativas de preços e a maneira de apresentar os ganhos e as perdas em relação ao preço de referência – de forma absoluta (em reais) ou de forma relativa (percentuais) - podem influenciar percepções. Os resultados sugerem ainda que consumidores de baixa escolaridade são especialmente suscetíveis aos efeitos de diferentes maneiras de apresentar informações de preço.

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Biografia do Autor

Marcos Gonçalves Ávila

Professor Associado do Instituto Coppead de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rachael Botelho Figueiredo

Mestre em Administração - Instituto Coppead de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2009-12-19

Como Citar

Ávila, M. G., & Figueiredo, R. B. (2009). Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54. Revista Economia & Gestão, 9(21), 54–75. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54