A RELAÇÃO ENTRE DESAPRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS NA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Autores

  • Henrique Geraldo Rodrigues Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Janette Brunstein Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n44p51

Palavras-chave:

desenvolvimento de competências individuais, desaprendizagem, sistema de gestão da qualidade.

Resumo

Apesar da crescente atenção que o conceito de desaprendizagem tem recebido nos estudos em administração e organizações, há poucas evidências empíricas sobre a relação entre este fenômeno e a aquisição de novas aprendizagens. Assim, por meio de um estudo qualitativo básico, objetivou-se analisar o desenvolvimento de novas competências individuais por um grupo de supervisores de uma organização industrial, a partir de um evento catalisador da desaprendizagem, qual seja a implantação de um sistema de gestão da qualidade. Os resultados mostram que a situação de desaprendizagem propiciou a criação de um contexto favorável à adoção de uma postura crítica e de questionamento por parte dos sujeitos, levando-os a novas formulações sobre o significado do trabalho executado e, assim, ao desenvolvimento e emprego de novos atributos de competência. Os resultados implicam o entendimento de que a desaprendizagem individual mostra-se como um elemento facilitador da adoção de uma atitude de reflexão e da alteração de compreensões previamente assimiladas, ao contrário das abordagens que a concebem como um processo de abandono ou esquecimento de aprendizados. Assim, o fenômeno ganha sentido não como o oposto da aprendizagem, mas como um elemento integrado à relação dinâmica existente entre a aprendizagem e a aquisição de novas competências, especialmente nas situações em que há baixa prontidão das pessoas para a aquisição de novos aprendizados.

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Biografia do Autor

Henrique Geraldo Rodrigues, Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui Graduação em Administração pelas Faculdades Integradas do Triângulo (1997), Especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário do Triângulo (1999) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Doutorado em Administração de Empresas em andamento, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É docente da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, da Universidade Federal de Uberlândia, atuando em ensino, extensão e pesquisa nas seguintes áreas: gestão de pessoas, aprendizagem e desaprendizagem nas organizações.

Janette Brunstein, Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Graduada em Pedagogia, mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É, também, Professora Convidada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista. Tem experiência nas áreas de Administração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de competências; aprendizagem social para sustentabilidade; educação para sustentabilidade; metodologias qualitativas de pesquisa.

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Publicado

2016-12-19

Como Citar

Rodrigues, H. G., & Brunstein, J. (2016). A RELAÇÃO ENTRE DESAPRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS NA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE. Revista Economia & Gestão, 16(44), 51–80. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n44p51

Edição

Seção

Artigos