A RELAÇÃO ENTRE DESAPRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS NA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n44p51Parole chiave:
desenvolvimento de competências individuais, desaprendizagem, sistema de gestão da qualidade.Abstract
Apesar da crescente atenção que o conceito de desaprendizagem tem recebido nos estudos em administração e organizações, há poucas evidências empíricas sobre a relação entre este fenômeno e a aquisição de novas aprendizagens. Assim, por meio de um estudo qualitativo básico, objetivou-se analisar o desenvolvimento de novas competências individuais por um grupo de supervisores de uma organização industrial, a partir de um evento catalisador da desaprendizagem, qual seja a implantação de um sistema de gestão da qualidade. Os resultados mostram que a situação de desaprendizagem propiciou a criação de um contexto favorável à adoção de uma postura crítica e de questionamento por parte dos sujeitos, levando-os a novas formulações sobre o significado do trabalho executado e, assim, ao desenvolvimento e emprego de novos atributos de competência. Os resultados implicam o entendimento de que a desaprendizagem individual mostra-se como um elemento facilitador da adoção de uma atitude de reflexão e da alteração de compreensões previamente assimiladas, ao contrário das abordagens que a concebem como um processo de abandono ou esquecimento de aprendizados. Assim, o fenômeno ganha sentido não como o oposto da aprendizagem, mas como um elemento integrado à relação dinâmica existente entre a aprendizagem e a aquisição de novas competências, especialmente nas situações em que há baixa prontidão das pessoas para a aquisição de novos aprendizados.