THE BANKS' UNION: STRATEGY AS A PRACTICE

Authors

  • Guilherme Paulo Andrade Universidade Federal Fluminense (UFF)/Mestrando em Administração https://orcid.org/0000-0002-8192-3821
  • Ruan Carlos dos Univali/ Doutorando no Programa de Pós-graduação em AdministraçãoFaculdade São Luiz/ Docente no Curso de Graduação em Filosofia e SociologiaUniasselvi/ Docente e Tutor no Curso de Graduação em Administração é ContabilidadeUnilas/ Professor Convidado no Programa de Especialização em Gestão EmpresarialUnicesumar/ Professor Colaborador na Graduação em Teologia http://orcid.org/0000-0001-7396-8774
  • Alessandra Yula Tutida UNIVALI/Doutoranda em Administração https://orcid.org/0000-0002-5768-5835

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2021v21n59p240-255

Keywords:

strategic management; strategic planning; organizational strategy; strategy as practice, teaching case.

Abstract

This teaching case reports the difficulties faced by Itaú Unibanco to manage the consequences of the merger process. The company suffered with the increasing of customer base dissatisfaction due to problems with system integration, the closing of branches and internal process modifications. Itaú Unibanco became bank leader in number of complaints in the country. Which actions could be taken to reverse this situation? This case can be used in administration area, especially within the subject of strategic management, as it includes strategic planning, strategic decision-making and execution. In addition, it discusses strategy as practice with a real case.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Guilherme Paulo Andrade, Universidade Federal Fluminense (UFF)/Mestrando em Administração

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (2016). Cursando Mestrado em Administração na Universidade Federal Fluminense (UFF). Participa do LATOS/NOEs (Laboratório de Estudos em Trabalho, Organizações e Sociedade - grupo de pesquisa registrado no CNPq).

Ruan Carlos dos, Univali/ Doutorando no Programa de Pós-graduação em AdministraçãoFaculdade São Luiz/ Docente no Curso de Graduação em Filosofia e SociologiaUniasselvi/ Docente e Tutor no Curso de Graduação em Administração é ContabilidadeUnilas/ Professor Convidado no Programa de Especialização em Gestão EmpresarialUnicesumar/ Professor Colaborador na Graduação em Teologia

Doutorando em Administração pela UNIVALI. Mestre em Administração de Empresas pela UNIVALI. Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pela FCV. Especialista em Planejamento Estratégico pela FGV. Especialista em Gestão Empresarial pela FAPAG. Especialista em EAD e Metodologia Superior pela UNISOCIESC. Licenciatura em Filosofia e Ciências Sociais pela FAERPI. Bacharelando em Administração pela UFSC. Bacharel em Administração pela FCV. Bacharel em Teologia pela FACASC. Bacharel em Filosofia pela UNISUL. Membro do Grupo de Estudos de Estratégia e Performance (GEEP) do CNPQ / UNIVALI

Alessandra Yula Tutida, UNIVALI/Doutoranda em Administração

estranda no Programa de Pós-Graduação na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Mestrado em Business - M.A Leadership and Management - Webster University (2011) U.S.A. Bacharelado em Línguas Modernas, Licenciatura em Português/Inglês. (UEL Universidade Estadual de Londrina/ PR 2004). Professora Universitária - UNIASSELVI ? FAMESUL/SC e membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração de Empresas) para os cursos de Administração de Empresas, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica nas disciplinas de Gestão de Projetos, Negócios Internacionais, Comunicação Empresarial, Fundamentos de Marketing, Projeto de Fábrica, Gestão Estratégica de Marketing e Gestão, Normalização e Certificação para a Qualidade e Estágio Supervisionado I para Engenharia Mecânica. Experiência nos Estados Unidos em Negócios Internacionais, Importação/Exportação e logística. Auditoria na área de TI, projetos e gestão de pessoas. Resolução de conflitos entre clientes e empresa. Liderança de Programas de Parceria Symantec na América Latina, América do Norte e Europa.

Published

2021-09-30

How to Cite

Andrade, G. P., Ruan Carlos dos, & Tutida, A. Y. . (2021). THE BANKS’ UNION: STRATEGY AS A PRACTICE. Revista Economia & Gestão, 21(59), 240–255. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2021v21n59p240-255

Issue

Section

Caso de Ensino