Contribuições da análise do discurso para os estudos organizacionais

Authors

  • Alexandre de Pádua Carrieri
  • Alfredo Rodrigues Leite da Silva
  • Mariana Mayumi Pereira de Souza
  • Thiago Duarte Pimentel

Abstract

O objetivo deste artigo é explicitar as contribuições da análise do discurso (AD) para os estudos organizacionais. Inicialmente, discutem-se a definição de discurso e sua relação com uma dada formação social e ideológica. Em seguida, analisam-se as dimensões constitutivas do discurso que compreendem os níveis intra e interdiscursivo, bem como as estratégias de persuasão subjacentes a esses domínios. Posteriormente, evidenciam-se as contribuições da AD para os estudos organizacionais por meio de um estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e seu sindicato. Por fim, observa-se que a AD oferece contribuições para o estudo do contexto organizacional, pois é uma técnica de análise de dados que possibilita a apreensão das significações simbólicas produzidas pelos efeitos ideológicos na utilização das estratégias discursivas de persuasão.

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Published

2008-09-23

How to Cite

Carrieri, A. de P., Silva, A. R. L. da, Souza, M. M. P. de, & Pimentel, T. D. (2008). Contribuições da análise do discurso para os estudos organizacionais. Revista Economia & Gestão, 6(12). Retrieved from https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/34