Proposição Tipológica de Perfis de Consumidores de Vinhos Baseada em Valores Humanos DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p8

Authors

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão
  • Ricardo Sérgio Gomes Vieira
  • Brunno Fernandes da Silva Gaião

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p8

Keywords:

consumo de vinho, valores humanos, segmentação, tipologia, pesquisa qualitativa

Abstract

Nas últimas décadas houve um aumento significativo do consumo de vinhos finos no Brasil. Entretanto, o mercado interno ainda é pequeno, o que pode ser entendido pelo país não ter desenvolvido uma cultura de consumo de vinho. Neste sentido, os valores humanos se mostram como um aspecto central de comportamento cultural. Sendo assim, a presente pesquisa se propõe à identificação de valores humanos e aspectos de consumo indicativos de uma cultura de consumo de vinho no Brasil. Para tal, realizamos entrevistas em profundidade com atores que participam como mediadores (sommeliers, gourmets, chéfs, restauranteaurs, distribuidores, jornalistas e professores universitários) desta indústria em Recife, uma das três cidades de maior representatividade da cena enogastronômica brasileira. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de discurso funcional. Com base nos achados sugerimos uma tipologia dos consumidores de vinho, a fim de apresentar como os valores identificados se relacionam. Implicações para o conhecimento do campo, bem como indicações para futuras pesquisas são consideradas.

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Author Biographies

André Luiz Maranhão de Souza Leão

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco/ Brasil

Ricardo Sérgio Gomes Vieira

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco/ Brasil Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco/ Brasil
Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo/ Brasil

Brunno Fernandes da Silva Gaião

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco/Brasil
Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo/ Brasil

Published

2011-09-09

How to Cite

Leão, A. L. M. de S., Vieira, R. S. G., & Gaião, B. F. da S. (2011). Proposição Tipológica de Perfis de Consumidores de Vinhos Baseada em Valores Humanos DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p8. Revista Economia & Gestão, 11(26), 8–32. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p8