CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137

Authors

  • Fatima Bayma de Oliveira Fundação Getúlio Vargas
  • Anderson de Souza Sant’Anna Fundação Dom Cabral e PUC Minas (Programa de Pós-graduação em Administração)
  • Daniela Martins Diniz Fundação Dom Cabral (FDC)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137

Keywords:

Formação em Administração. Lideranças socialmente responsáveis. Metodologias inovadoras de ensino.

Abstract

 

O objetivo deste artigo é analisar se os cursos de graduação em administração têm adotado disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos graduandos. Como revisão teórica considerou-se a literatura sobre responsabilidade social corporativa e perfis de lideranças socialmente responsáveis. Na sequência foi abordada a formação em administração no país, em termos de conteúdos e metodologias mais valorizadas nessa área. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser caracterizada como de natureza qualitativo-quantitativa, utilizando-se, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas com dezesseis docentes de cursos de administração de diversas instituições de ensino do país e aplicação de cento e trinta questionários junto a alunos do último período do curso. Como resultado constatou-se que adoção de disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos alunos ainda é incipiente nas instituições de ensino superior do país. Como a valorização desses temas, entre eles responsabilidade social, projetos sociais e terceiro setor, é relativamente recente, entende-se que os reflexos dessa tendência nos cursos de administração podem ocorrer nas próximas décadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Anderson de Souza Sant’Anna, Fundação Dom Cabral e PUC Minas (Programa de Pós-graduação em Administração)

Núcleo de Desenvolvimento de Liderança

Daniela Martins Diniz, Fundação Dom Cabral (FDC)

Núcleo de Desenvolvimento de Liderança

Published

2014-03-24

How to Cite

de Oliveira, F. B., Sant’Anna, A. de S., & Diniz, D. M. (2014). CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137. Revista Economia & Gestão, 14(34), 137–167. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137