CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137Keywords:
Formação em Administração. Lideranças socialmente responsáveis. Metodologias inovadoras de ensino.Abstract
O objetivo deste artigo é analisar se os cursos de graduação em administração têm adotado disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos graduandos. Como revisão teórica considerou-se a literatura sobre responsabilidade social corporativa e perfis de lideranças socialmente responsáveis. Na sequência foi abordada a formação em administração no país, em termos de conteúdos e metodologias mais valorizadas nessa área. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser caracterizada como de natureza qualitativo-quantitativa, utilizando-se, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas com dezesseis docentes de cursos de administração de diversas instituições de ensino do país e aplicação de cento e trinta questionários junto a alunos do último período do curso. Como resultado constatou-se que adoção de disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos alunos ainda é incipiente nas instituições de ensino superior do país. Como a valorização desses temas, entre eles responsabilidade social, projetos sociais e terceiro setor, é relativamente recente, entende-se que os reflexos dessa tendência nos cursos de administração podem ocorrer nas próximas décadas.