ITINERÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p30

Authors

  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Francisco José da Costa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p30

Keywords:

Competência, Docente, Pós-Graduação, Administração

Abstract

 

Neste artigo discute-se a formação de docentes de ensino superior e apresenta a indicação de aperfeiçoamentos possíveis na construção de competências para profissionais com nível de formação stricto sensu. O pressuposto foi de que egressos desses cursos precisam desenvolver competências para exercício de atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de desenvolvimento institucional. Foi feita inicialmente uma avaliação global da formação no Brasil, tendo sido identificado um viés de formação na maioria dos programas, por um foco centrado na formação de pesquisadores, implicando uma delegação ao segundo plano, quando muito, da preparação para as demais atividades docentes no ensino superior. A partir dessa constatação, foi explicitada uma proposta de formação de mestres e doutores com base em cinco competências: saberes teóricos (relativa ao conteúdo substantivo de Administração), saberes epistemológicos e metodológicos (para conhecimento do estado da arte e das alternativas de pesquisa em Administração), saberes de ensino (na preparação para a docência), saberes de produção escrita (para diversos gêneros produzidos por um acadêmico) e saberes de prática de pesquisa (para experiência da produção de conhecimentos). É feita a descrição de cada competência e meios possíveis de sua realização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor do departamento de Administração e coordenador no programa Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Competências – NAC/CNPq (www.ccsa.ufpb.br/nac). Pesquisador do CNPq. Interesse de pesquisas nas áreas de Aprendizagem Gerencial e Organizacional, Gestão por Competências, Comportamento Organizacional e Gestão Universitária. E-mail: anielson@uol.com.br

Published

2014-03-24

How to Cite

da Silva, A. B., & da Costa, F. J. (2014). ITINERÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p30. Revista Economia & Gestão, 14(34), 30–57. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p30