UM ESTUDO SEMIÓTICO DAS ESTRATÉGIAS NARRATIVAS DA REVISTA EXAME ACERCA DAS COMUNIDADES VIRTUAIS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n38p86
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n38p86Keywords:
Comunidades virtuais. Semiótica. Revistas de negóciosAbstract
O presente artigo tem por objetivo proceder a uma aplicação do modelo teórico clássico da Semiótica Discursiva de linha francesa para identificar as estratégias narrativas e discursivas adotadas pela revista Exame em seu discurso sobre as comunidades sociais virtuais. Os resultados da análise evidenciam procedimentos de manipulação – por sedução e por intimidação – do destinatário-leitor pelo destinador-revista, além de identificar o culto a símbolos e personagens emblemáticos do mercado empresarial. Constata-se, adicionalmente, que a instrumentalização das comunidades virtuais constitui peça relevante do discurso sobre tecnologias gerenciais construído pela revista.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-04-10
How to Cite
Pessôa, L. A. G. de P., Costa, A. de S. M. da, & Espírito Santo, P. O. do. (2015). UM ESTUDO SEMIÓTICO DAS ESTRATÉGIAS NARRATIVAS DA REVISTA EXAME ACERCA DAS COMUNIDADES VIRTUAIS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n38p86. Revista Economia & Gestão, 15(38), 86–109. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n38p86
Issue
Section
Artigos