IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89

Authors

  • Daniel Ferreira Santos PUC-PR
  • Sérgio Luiz Loução PUC-PR
  • Jansen Maia Del Corso PUC-PR
  • Wesley Vieira Silva PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89

Keywords:

Agências bancárias, Comunicação da estratégia, Implementação da estratégia, Execução da estratégia.

Abstract

A utilização de estratégias para definir rumos e metas, bem como para planejar o futuro, é inerente às organizações. A maioria dos gestores tem um conhecimento muito maior sobre como elaborar uma estratégia, do que como executá-la e fazê-la funcionar. A formulação da estratégia deve ser consistente, clara e focada. Controles e acompanhamento têm por objetivo evidenciar essa integração. O presente estudo tem como objetivo analisar o alinhamento estratégico em agências bancárias assim como as ações implementadas para o atingimento das metas. Faz parte deste estudo também, analisar como a estratégia corporativa é comunicada, implementada e como os principais responsáveis e respectivas estruturas organizacionais respondem a esses procedimentos e, também, identificar best practices nas agências bancárias estudadas, considerando o objetivo estratégico de crescimento de base de clientes pessoas jurídicas. A metodologia de pesquisa utilizada no artigo se deu por meio de entrevistas com gerentes e foi conduzida em quinze agências bancárias de médio e grande porte localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil. Os resultados obtidos evidenciam que a estratégia corporativa encontra sinergia com os esforços no nível operacional. Barreiras e limitações à execução bem-sucedida foram apontadas pelo estudo, assim como best practices identificadas nas agências bancárias estudadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel Ferreira Santos, PUC-PR

Mestre em Administração

Sérgio Luiz Loução, PUC-PR

Mestre em Administração

Jansen Maia Del Corso, PUC-PR

Doutor em Administração

Wesley Vieira Silva, PUC-PR

Doutor em Engenharia da Produção

Published

2015-07-08

How to Cite

Santos, D. F., Loução, S. L., Del Corso, J. M., & Silva, W. V. (2015). IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89. Revista Economia & Gestão, 15(39), 89–103. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89