Telemar-Minas: a reinvenção dos gestores

Autores/as

  • Talita Ribeiro da Luz

Palabras clave:

Competências, Estratégias competitivas, Aprendizagem organizacional

Resumen

Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na Telemar-Minas, de 1998 a 2000, tendo por foco as novas competências que a empresa demanda de seus gestores em decorrência do processo de privatização e das transformações organizacionais ocorridas. O referencial teórico utilizado partiu do conceito de competência, abrangendo tanto a competência individual dos gestores, quanto as competências organizacionais ou essenciais. Foram também contempladas contribuições teóricas sobre estratégias competitivas e aprendizagem organizacional. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, adotando-se como estratégia o estudo de caso. Os instrumentos de coleta dos dados foram a entrevista semi-estruturada e o questionário. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostraram que os gestores, em cada nível hierárquico, percebem de modo diferente o conjunto de competências que lhes são exigidas, construindo diversos perfis gerenciais. Evidenciaram ainda que o evento mais importante para a Telemar-Minas foi a privatização, que levou a empresa a mudar seus modelos mentais, tornando-se uma learning organization.

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Publicado

2008-09-26

Cómo citar

Luz, T. R. da. (2008). Telemar-Minas: a reinvenção dos gestores. Revista Economia & Gestão, 2(3). Recuperado a partir de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/110