ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO NO CLUSTER CALÇADISTA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores/as

  • Adriano Cristian Gewehr

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n51p45-61

Palabras clave:

Cluster calçadista, Estratégia de inovação, Competitividade.

Resumen

O cluster calçadista deste estado tem notória participação no cenário brasileiro e na pauta de exportações. Cluster este que, sofreu com o ataque de grandes concorrentes mundiais competindo em baixo custo dentre outros fatores macroeconômicos. O estudo busca compreender com um olhar para a inovação, como um grande fornecedor de insumos têxteis deste cluster sobreviveu às situações diversas. A pesquisa procura identificar se há existência de alguma estratégia de inovação seguindo a taxonomia proposta por Tigre (2006) e Freeman & Soete (2006). A coleta de dados se deu em: i) estudos setoriais do setor calçadista; ii) dados extraídas do INPI, da PINTEC (2008) e da PINTEC (2011); iii) entrevistas semiestruturadas com a gestão da empresa; iv) pesquisa documental em relatórios contábeis permitidos pela empresa. Constatou-se que a empresa investe significativamente acima dos padrões da indústria no quesito inovação. Como principal resultado destaca-se que, a empresa não apenas manteve-se no mercado, como experimentou melhorias consideráveis nos resultados econômicos a partir da implantação de estratégia de inovação ofensiva. O estudo demonstrou ainda que, a adoção de uma estratégia de inovação deve estar ligada implicitamente na estratégia da empresa, como fonte de geração de vantagem competitiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-03-13

Cómo citar

Gewehr, A. C. (2019). ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO NO CLUSTER CALÇADISTA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Economia & Gestão, 18(51), 45–61. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n51p45-61